Processo SPOOLSV.EXE consumindo 100% de processamento (CPU)

Nas minhas andanças nas empresas onde presto suporte técnico, normalmente me deparo com usuários reclamando de lentidão excessiva em suas estações.


Como de costume, dou uma verificada no Gerenciador de tarefas do Windows  a fim de identificar se existe algum processo que esteja consumindo excessivamente poder de processamento (CPU) ou memória.


Daí, vez por outra, percebo que o processo spoolsv.exe está consumindo absurdos 99%  de uso de CPU. Com isso não é de admirar que o computador fique absurdamente lento, tendo em vista que o processador está completamente ocupado com o referido processo.


O processo Spoolsv.exe está diretamente relacionado com o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Isto significa que se o processo Spoolsv.exe for finalizado, o usuário não poderá trabalhar com a sua ou suas impressoras, sejam elas locais (instaladas no próprio micro) ou instaladas em outro computador (acesso através da rede).
A pergunta que fica é: Como podemos resolver isso? 
SPOOLSV.exe consumindo praticamente 100% de CPU
Processo SPOOLSV consumindo praticamente 100% de processamento
(Clique na imagem acima para ampliar)



Solucionando o problema no processo SPOOLSV.exe

Embora eu ainda NÃO tenha visto este problema ocorrer com o Windows 7, Vista e Windows Server 2008, resolvi postar esta matéria sendo destinada a todos os sistemas Windows a partir do XP e Server 2003.

Na realidade existem três motivos pelos quais o processo spoolsv.exe pode consumir excessivo processamento.
  1. Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS
  2. Impressora imprimindo na porta errada. Por exemplo: Uma impressora USB configurada para imprimir numa porta LPT1.
  3. Problema com Microsoft Office Document Image Writer


Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS

OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.

Para corrigir esta falha, faça o seguinte:


1. Antes de qualquer coisa, é necessário pararmos o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Se não pararmos este serviço, não conseguiremos deletar os arquivos da subpasta PRINTERS(Isto será visto mais à frente).

Para isso execute o comando abaixo clicando antes  no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.

net stop spooler

Pressione ENTER
Ao executar este comando, todas as impressoras locais residentes em Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Dispositivos e impressoras (Windows 7/Server 2008 R2) desaparecerão. Isto é normal.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ao parar o serviço de impressão (SPOOLER DE IMPRESSÃO) todos os documentos na fila de impressão da(s) impressora(s) serão perdidos. Portanto, os usuários deverão reenviar seus documentos após a correção do erro.

2. Em seguida, clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.

3. Digite este caminho na janela do Executar:
%windir%\system32\spool\printers

Pressione ENTER

Onde %windir% representa a pasta Windows e os demais são apenas subpastas da pasta Windows.

4. Ao entrar na pasta Printers apague todos os arquivos presentes na mesma.

(Obs: Caso não consiga remover os arquivos da pasta Printers, reinicie o micro e acesse seu Windows em Modo Seguro.)

5. Agora execute o comando abaixo na janela do "Executar" para iniciar o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO:
net start spooler

Pressione ENTER
Agora que o serviço de impressão foi iniciado verifique no Gerenciador de tarefas do Windows se o processo Spoolsv.exe agora está com uso de CPU normal, ou seja, em 0%. É claro que se o computador em questão compartilha uma ou mais impressoras na rede, é possível que o processo não esteja em 0%, mas pelo menos ficará normalmente bem abaixo de 100%.

Impressora imprimindo na porta errada

OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.

1. Para isso execute o comando abaixo clicando antes  no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
net stop spooler

Pressione ENTER

E em seguida execute:
net start spooler

Pressione ENTER
2. Clique no menu Iniciar - Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Impressoras (Windows Server 2008) ou ainda em Dispositivos e impressoras (Windows 7).

3.  CENÁRIO:
Digamos que exista uma impressora USB chamada Epson C65 e que a mesma foi configurada incorretamente para imprimir na porta LPT1. Daí um usuário envia uma impressão e verifica que após isso seu computador tornou-se instável.

Portanto, clique com o botão direito do mouse sobre a impressora Epson C65 e em seguida clique com o botão esquerdo sobre Propriedades. Para Windows 7 você deve clicar com o botão direito do mouse sobre a impressora e em seguida clicar com o botão esquerdo em Propriedades da impressora.

4. Agora clique na guia Portas.

5. Após verificar que a impressora está imprimindo na porta errada, selecione a porta correta conforme as figuras abaixo:

Impressora USB Epson C65 configurada para imprimir na porta LPT1
Impressora USB Epson C65 configurada para imprimir na porta LPT1
(Clique na imagem para ampliar)

Impressora USB Epson C65 configurada para imprimir na porta correta
Impressora USB Epson C65 configurada para imprimir na porta correta
(Clique na imagem para ampliar)

6. Após selecionar a porta correta clique em OK

7. Verifique se a lentidão acabou visualizando o Gerenciador de tarefas do Windows. 
Microsoft Office Document Image Writer

Às vezes pode acontecer que o usuário ao invés de enviar seu trabalho de impressão para sua impressora, ele acabe enviando acidentalmente para a impressora virtual (acredito que posso chamá-la assim) Microsoft Office Document Image Writer. Clique aqui para entender o que significa. 
Ao ficarem presos os documentos nesta "impressora", é possível que o processo spoolsv.exe use 100% de processamento. Muitos técnicos costumam ver este erro acontecer com frequência em computadores rodando o Windows XP nas empresas.

OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
1. Execute os comandos abaixo clicando antes no menu Iniciar - Executar (Windows XP/Server 2003).
net stop spooler

Pressione ENTER

E em seguida execute:
net start spooler

Pressione ENTER


2. Verifique se Microsoft Office Document Image Writer está definida como impressora padrão. Caso esteja, marque como impressora padrão a verdadeira impressora do usuário. Fazendo isso, você impedirá o usuário de imprimir na impressora lógica incorreta.

3. Se esta "impressora" não for necessária, você pode excluí-la.

4. Verifique se a lentidão acabou visualizando o Gerenciador de tarefas do Windows. 

Espero ter contribuído ao seu conhecimento.

Perguntas:

Aqui na empresa estou com esse problema do spooler... so que o aqui é via TS.
O nosso servidor TS fica com o spooler em 100% e deixa o nosso servidor totalmente travado. Eu realizo sempre esse procedimento de apagar os arquivos da pasta printers, teria uma maneira de resolver isso definitivamente?


R. Antes de executar os procedimentos deste tutorial, exclua todas as impressoras lógicas residentes no computador que atua como servidor de terminal. Em seguida, reinicie o servidor. Logicamente depois, reinstale as impressoras excluídas. 

Evidentemente este procedimento deverá ser agendado para uma hora que poucos ou nenhum usuário estiver conectado.

Tenho um problema parecido (ou quase): sempre que ligo o pc (e alguns outros usuários da rede) não conseguimos acessar a internet até que encerremos o "spoolsv" via gerenciador tarefas ou via net stop spooler, aí após encerrarmos o processo a rede passa a funcionar e então inicio o processo novamente com net start spooler. O antivirus não detecta nada, tem alguma idéia?

R. Quanto ao seu problema, é a primeira vez que me deparo com uma situação dessas. Contudo, por dedução lógica, creio que seu problema esteja relacionado com outro serviço, o chamado RPC (Chamada de Procedimento Remoto), pois o serviço Spooler de Impressão depende do RPC. Tente o seguinte: Acesse: Iniciar - Executar e digite services.msc. Após isso acesse o serviço Chamada de Procedimento Remoto (RPC). Depois clique Recuperação. Em primeira falha escolha Reiniciar o serviço. Faça o mesmo para as outras falhas. Aplique as novas configurações. Repita este processo nos serviços Alocador Remote Procedure Call (RPC) e Spooler de Impressão. Reinicie o computador.

Mas agora o problema e mesmo só que acontece o seguinte:

- Paro serviço do spooler
- Apago os arquivos da pasta PRINTS
- Reinicio o serviço e tudo fica lindo

Mas agora e que vem o problema, no decorre do dia a pasta PRINTS volta a se encher com arquivos conrrompidos e adivinha o que acontece? O PROBLEMA RECOMEÇA.

Alguma dica, porque tenho mais de 50 máquinas na rede e 98% estão com mesmo problema e até ajuda de Santo já pedi.

R. A meu ver existem duas possibilidades:

1- Se a rede possui um servidor de impressão Windows Server, possivelmente existe um problema com a impressora lógica que é usada por todas as estações do domínio. Tente excluí-la e a instale novamente mandando substituir os drivers durante a instalação da mesma. Mantenha o mesmo nome de compartilhamento para que os computadores da rede tenham acesso à impressora.

2- Possivelmente existe um vírus/malware "perambulando" em sua rede. Tente rodar o ComboFix, máquina por máquina.

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