Problema no serviço Spooler de impressão no computador que atua como servidor de impressão.- Problema no serviço Spooler de impressão de um ou mais computadores que imprimem na impressora problemática através da rede.
- Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS do servidor de impressão ou em uma ou mais estações cliente.
- Dados de impressão corrompidos na memória da impressora.
- Driver da impressora corrompido.
- Impressora defeituosa.
Siga o passo a passo deste post conforme iniciado abaixo. Se um procedimento não der certo, tente o próximo e assim por diante.
Desligue a impressora
É possível que os dados dos arquivos enviados para impressão estejam corrompidos na memória da impressora. Portanto, desligue a impressora. De preferência, desconecte a mesma da tomada. Mantenha-a desligada por aproximadamente 10 segundos em seguida ligue a impressora e veja se ela parou de imprimir os caracteres estranhos. Peça para algum usuário enviar impressões para a mesma. Caso o problema não tenha sido resolvido, pule para o próximo passo.
Reiniciando o serviço Spooler de impressão
OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
Em uma rede de computadores, você deve identificar em qual computador a impressora está instalada e ao mesmo tempo sendo compartilhada para as demais estações de trabalho na rede. Nós podemos chamar este computador de servidor de impressão. Ao localizar o servidor, execute os procedimentos abaixo:
1. Clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou clique no menu Iniciar - Pesquisar programas e arquivos (Windows 7). Para Windows Server 2008 clique no menu Iniciar - Iniciar Pesquisa.
2. Na janela do EXECUTAR digite CMD.
3. Digite o comando:
net stop spooler
Pressione ENTER
Ao executar este comando, todas as impressoras locais residentes em Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Dispositivos e impressoras (Windows 7/Server 2008 R2) desaparecerão. Isto é normal.
4. Em seguida digite:
net start spooler
Pressione ENTER
Com isso, o serviço spooler de impressão foi reiniciado. Verifique agora se o problema foi resolvido. Caso o problema persista, repita este processo em todos os computadores da rede que imprimem nesta impressora ou se for viável, peça para os usuários reiniciarem seus computadores.
Se o problema não ainda não foi resolvido, pule para o próximo passo.
Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS
OBS1: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
OBS2: Inicialmente execute este procedimento no servidor de impressão. Se o problema persistir, repita o processo, mas desta vez, em todos os computadores que imprimem na impressora problemática.
1. Antes de qualquer coisa, é necessário pararmos o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Se não pararmos este serviço, não conseguiremos deletar os arquivos da subpasta PRINTERS.
Para isso execute o comando abaixo clicando antes no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
net stop spooler
Pressione ENTER
2. Em seguida, clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
3. Digite este caminho na janela do Executar:
%windir%\system32\spool\printers
Pressione ENTER
Onde %windir% representa a pasta Windows e os demais são apenas subpastas da pasta Windows.
4. Ao entrar na pasta Printers apague todos os arquivos presentes na mesma.
(Obs: Caso não consiga remover os arquivos da pasta Printers, reinicie o micro e acesse seu Windows em Modo Seguro.)
5. Agora execute o comando abaixo na janela do "Executar" para iniciar o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO:
net start spooler
Pressione ENTER
Se o problema persistir, tente remover e depois reinstalar o driver da impressora. Caso a falha ainda persista, provavelmente existe um defeito físico na impressora. Tente trocar o cabo USB ou o cabo de rede (para impressoras que possuem interface de rede onboard ou que utilizam um Print Server).
Se a impressora utiliza Print Server, retire o Print Server e conecte a impressora diretamente a um computador por meio de um cabo USB e veja se o problema ainda continua.
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