Impressora imprimindo caracteres estranho

É comum as vezes ver outra impressora começar a imprimir caracteres estranhos, também chamado de "LIXO" por muitos técnicos de impressora. E a impressora simplesmente começa a imprimir este "LIXO" infinitamente. Existem seis possíveis causas para este problema:

  1. Problema no serviço Spooler de impressão no computador que atua como servidor de impressão.
  2. Problema no serviço Spooler de impressão de um ou mais computadores que imprimem na impressora problemática através da rede.
  3. Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS do servidor de impressão ou em uma ou mais estações cliente.
  4. Dados de impressão corrompidos na memória da impressora.
  5. Driver da impressora corrompido.
  6. Impressora defeituosa.
Siga o passo a passo deste post conforme iniciado abaixo. Se um procedimento não der certo, tente o próximo e assim por diante.


Desligue a impressora

É possível que os dados dos arquivos enviados para impressão estejam corrompidos na memória da impressora. Portanto, desligue a impressora. De preferência, desconecte a mesma da tomada. Mantenha-a desligada por aproximadamente 10 segundos em seguida ligue a impressora e veja se ela parou de imprimir os caracteres estranhos. Peça para algum usuário enviar impressões para a mesma. Caso o problema não tenha sido resolvido, pule para o próximo passo.


Reiniciando o serviço Spooler de impressão

OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.

Em uma rede de computadores, você deve identificar em qual computador a impressora está instalada e ao mesmo tempo sendo compartilhada para as demais estações de trabalho na rede. Nós podemos chamar este computador de servidor de impressão. Ao localizar o servidor, execute os procedimentos abaixo:

1.  Clique  no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou clique no menu Iniciar -  Pesquisar programas e arquivos (Windows 7). Para Windows Server 2008 clique no menu Iniciar - Iniciar Pesquisa.


2. Na janela do EXECUTAR digite CMD. 

3. Digite o comando:

net stop spooler

Pressione ENTER

Ao executar este comando, todas as impressoras locais residentes em Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Dispositivos e impressoras (Windows 7/Server 2008 R2) desaparecerão. Isto é normal.

4. Em seguida digite:

net start spooler

Pressione ENTER

Com isso, o serviço spooler de impressão foi reiniciado. Verifique agora se o problema foi resolvido. Caso o problema persista, repita este processo em todos os computadores da rede que imprimem nesta impressora ou se for viável, peça para os usuários reiniciarem seus computadores.

Se o problema não ainda não foi resolvido, pule para o próximo passo.

Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS 

OBS1: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.
 

OBS2: Inicialmente execute este procedimento no servidor de impressão. Se o problema persistir, repita o processo, mas desta vez, em todos os computadores que imprimem na impressora problemática.

1. Antes de qualquer coisa, é necessário pararmos o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Se não pararmos este serviço, não conseguiremos deletar os arquivos da subpasta PRINTERS.
Para isso execute o comando abaixo clicando antes  no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.

net stop spooler

Pressione ENTER
2. Em seguida, clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.

3. Digite este caminho na janela do Executar:

%windir%\system32\spool\printers

Pressione ENTER

Onde %windir% representa a pasta Windows e os demais são apenas subpastas da pasta Windows.

4. Ao entrar na pasta Printers apague todos os arquivos presentes na mesma.

(Obs: Caso não consiga remover os arquivos da pasta Printers, reinicie o micro e acesse seu Windows em Modo Seguro.)

5. Agora execute o comando abaixo na janela do "Executar" para iniciar o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO:

net start spooler

Pressione ENTER

Se o problema persistir, tente remover e depois reinstalar o driver da impressora. Caso a falha ainda persista, provavelmente existe um defeito físico na impressora. Tente trocar o cabo USB ou o cabo de rede (para impressoras que possuem interface de rede onboard ou que utilizam um Print Server).
Se a impressora utiliza Print Serverretire o Print Server e conecte a impressora diretamente a um computador por meio de um cabo USB e veja se o problema ainda continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário