Padrão de cabeamento para datacenter TIA-942A recomenda a fibra OM4

Como já relatado anteriormente, a Subcomissão de Cabeamento em Telecomunicações para Prédios Comerciais TR-42.1 da comissão TR-42 Telecommunications Cabling Systems Committee, continua a trabalhar na TIA-942-A, a primeira revisão da Norma de infra-estrutura de Telecomunicações para Data Centers.
Anteriormente dissemos que a norma deixará de reconhecer cabo de fibra ótica multimodo OM1 e OM2 para backbone e para o cabeamento horizontal no datacenter. Em vez disso, a fibra multimodo modelos OM3 e OM4 (nota do tradutor: o padrão de fibra optica OM4 está sendo desenvolvido para atender atualmente sistemas de 1 e 10Gbps e para futuros 40 e 100Gbps) são as mídias reconhecidas. Na mais recente reunião da TR-42.1, realizada em 16 de junho, a subcomissão foi um passo além. Ela designou a OM4 como a fibra multimodo recomendada para centros de dados. No seu atual projeto, a TIA- norma 942-A ainda reconhece tanto a OM3 e a OM4, mas a OM4 foi elevada de reconhecida a recomendada.
O Comitê TR-42 se reúne três vezes por ano e muitas de suas subcomissões reunem-se com a mesma freqüência. O Comitê TR-42 deve se reunir em outubro próximo. Não há nenhum calendário estabelecido para aprovação e publicação da TIA-942-A, mas com base na programação das reuniões, parece que 2012, não 2011, será o ano.
Abaixo está uma lista de itens pelos quais a TIA-942-A será diferente do padrão original TIA-942.
  • A TIA-942-A encontra-se harmonizada com a série do padrão TIA-568-C, incluindo a topologia, termos e classificações ambientais descritos na 568 C.0, bem como as especificações dos componentes na TIA-568-C.2 e C.3.
  • O conteúdo de aterramento e ligações de aterramento da TIA-942 foi retirado e incorporado à TIA-607-B.
  • O conteúdo de Administração foi removido e incorporado à proposta TIA-606-B.
  •  A maioria do conteúdo sobre a separação de gabinetes / racks e energia / telecomunicações foi removido e incorporado à proposta TIA-569-C.
    • O conteúdo do caminho de cabeamento de planta externa vias foi removido e incorporado à TIA-758-B.
  • A limitação do comprimento de 100 metros da fibra óptica no cabeamento horizontal foi removido. As distâncias de cabeamento de fibra ótica no cabeamento horizontal são baseadas em requisitos de aplicação individual.
  • A Categoria 3 e Categoria 5e já não são reconhecidas para o cabeamento horizontal. O projeto reconhece a Categoria 6 e a Categoria 6A de tipos de cabo par trançado balanceado para o cabeamento horizontal. Ambos os tipos de cabos ainda são permitidos para cabeamento de backbone.
  • O reconhecido cabo de fibra ótica multimodo para cabeamento horizontal e backbone foi alterado para OM3 e OM4 com laser otimizado de 850 nm para cabo de fibra multimodo com 50/125 micron. Os cabos de fibra multímodo OM1 e OM2 não são mais reconhecidos na norma TIA-942-A.
  • Os conectores reconhecidos para fibra óptica são LC para uma ou duas fibras e MPO por mais de duas fibras.
  • A área de distribuição intermediária (IDA) foi adicionada à topologia do datacenter (centro de dados).
  • O subsídio para equipamento de energia midspan (equipamento utilizado em power over ethernet – PoE) na área de distribuição de zona (ZDA) foi removido.
  • Uma seção sobre a eficiência energética foi adicionado.
  • Os termos “saída de equipamento” (EO – equipment outlet) e “interface de rede externa” (ENI – external network interface) foram adicionados a partir do padrão ISO / IEC 24764.

Nenhum comentário:

Postar um comentário