Um guia para ajudar você a descobrir se está
pagando por um serviço de banda larga e recebendo outro, de qualidade inferior.
Se a Internet é coisa séria para você, é
possível que você gaste algo em torno de 80 reais mensais por uma conexão banda
de 1 megabits por segundo (Mbps) - os preços variam de acordo com a região,
provedor e velocidade disponível. Mas será que a velocidade obtida é realmente
aquela contratada por seu provedor?
E quanto à qualidade dessa conexão? Ela é
confiável? Apresenta falhas freqüentes que exigem reinicialização do
modem?
Com nosso guia rápido, você pode sugar até o
último kilobit por segundo (kbps) do seu modem de banda larga e manter sua
conexão funcionando plenamente.
1.
Teste sua velocidade de conexão
Antes de começar a fazer os ajustes, faça uma
leitura das velocidades de conexão de download e upload no Speedtest.net.
Se possível, faça medições em diferentes
períodos do dia, principalmente durante os horários em que você utiliza a
conexão com mais freqüência e pelo menos uma vez à meia-noite ou 1h00 da manhã
(quando é mais provável que a concorrência por banda esteja a menor possível).
O
Speedtest.net fornece uma visualização rápida da velocidade
da sua conexão para ajudar no diagnóstico de problemas
da sua conexão para ajudar no diagnóstico de problemas
Uma vez
logado, verifique o número firmware na página de status e veja se uma versão
mais nova dele está disponível no site do fabricante.
Se
estiver, faça o download e execute o procedimento de update do firmware a
partir do utilitário de navegador do modem.
incluindo o número firmware, a idade do modem e velocidade real de conexão.
Reinicie,
rode novamente o Speedtest e veja se seus dados estão viajando mais
rapidamente. Além de melhorar a velocidade de transferência, usar um novo modem
ou firware atualizado, tal procedimento pode resolver um monte de problemas
irritantes de conexão, como falhas intermitentes de sinal.
3. Confira
os parâmetros de seu modem
Enquanto você atualiza o
firmware, dê uma olhada em alguns parâmetros-chave. Em primeiro lugar, a
velocidade máxima permitida (nos dois sentidos de fluxo) deve coincidir com o
plano de serviço contratado.
Se não for o caso, seu provedor
não configurou o serviço adequadamente. Entre em contato por telefone e peça
para que façam o reparo remotamente.
signal-to-noise e atenuação de linha, dois determinates da qualidade da linha
Em segundo lugar, procure saber a
proporção signal-to-noise (ou margem SN) e a atenuação de linha, ambos medidos
em decibéis (dB).
Quanto mais baixa a proporção
signal-to-noise, maior a interferência que você terá, e maior o número de
pacotes de dados que precisarão ser reenviados devido a falhas na primeira
tentativa.
Por isso, uma linha com muito
ruído pode cortar drasticamente o fluxo. A atenuação de linha mede a queda em
voltagem em função de compartilhamento de sinal (principalmente para modems a
cabo) e com muito uso de cabo ou fios velhos. Perdas excessivas de sinal causam
uma queda no fluxo de dados.
Para modems xDSL, qualquer coisa
acima de cerca de 50 dB de atenuação de linha é ruim, e entre 20 e 30 dB é
excelente. Para proporção de signal-to-noise, de 7 a 10 dB não é grande coisa,
e entre 20 e 28 dB é excelente.
Repare que os níveis aceitáveis
podem variar dependendo do seu serviço e tipo de modem (conexões mais rápidas
precisam ser mais limpas). Assim, confirme com seu fornecedor DSL para ver quais
números você deve atingir.
4. Resolvendo problemas de
qualidade da linha
Se seus números mais baixos no Speedtest não correspondem às especificações de seu plano e se você obteve maus resultados em signal-to-noise ou atenuação de linha, é hora de consertar sua conexão. Ruídos excessivos podem causar quedas intermitentes.
Se seus números mais baixos no Speedtest não correspondem às especificações de seu plano e se você obteve maus resultados em signal-to-noise ou atenuação de linha, é hora de consertar sua conexão. Ruídos excessivos podem causar quedas intermitentes.
Sua primeira tarefa é descobrir
se o sinal já está degradado quando chega à sua casa ou se é sua fiação que
está ruim.
Para saber, desloque seu modem a
cabo para um ponto da fiação anterior a qualquer split (divisor). Se possível,
leve um laptop conectado ao modem e conecte fora da junção que se liga à sua
casa.
Faça o teste de novo e veja se as
coisas melhoram. Se é sua fiação que parece estar com problema, reduza o número
de splits existentes no caminho do cabo até seu modem, e/ou substitua os fios
que podem estar ruins.
A última solução para modems a
cabo é criar um split diretamente da caixa de junção e, a partir daí, esticar
um cabo novo e limpo diretamente para seu modem, usando os outros splits para
seus televisores (que são menos afetados por ruído).
Para modems DSL, ruídos dentro da
fiação tendem a ser causados por outros equipamentos de telefonia na sua linha.
Esta interferência deveria ser controlada pelos filtros posicionados entre o
conector na parede e os aparelhos. Certifique-se de que estão todos no
lugar.
Se ainda houver muito ruído, a
melhor alternativa é instalar um spliter DSL/POTS imediatamente após a caixa de
telefone, onde a fiação entra na casa e, então, usar cabo dedicado, ligado
diretamente no modem. Este mecanismo vai isolar completamente seu modem da
fiação de telefonia normal – e o novo fio também deve ajudar.
Se não quiser fazer essas
tarefas, pode solicitar que a empresa de telefonia e/ou de cabo as façam,
provavelmente cobrando uma taxa.
Por último:
aterramento inapropriado pode ser a origem de ruído, principalmente em cabos.
Tenha certeza de que todas as suas TVs estão conectadas em tomadas aterradas,
com plugs polarizados orientados na direção correta e sem adaptadores de três
pinos para dois pinos.
Se você
tiver um medidor elétrico de tomadas, use-o para checar excesso de voltagem em
seus cabos. Um eletricista consegue localizar e resolver qualquer problema de
aterramento, o que, além de tudo, é uma questão de segurança.
5. Ajuste
as configurações de software
Agora que
sua linha de cabo ou DSL está a mais limpa possível, você já pode ajustar seus
sistema e seus aplicativos para um melhor desempenho.
Para
aperfeiçoar os parâmetros de desempenho de rede no Windows XP ou Vista, nós
gostamos doTweak-XP Pro Premium e do TweakVI Premium da TotalIdea
Software. Ambos os programas simplificam a otimização sem exigir que
você entenda de edição de Registro ou configurações ocultas do Windows.
Os dois
oferecem diversos ajustes além das adequações de rede e navegadores. A versão
Pro do Network Magic, um excelente utilitário de monitoramento de rede, inclui
otimização das habilidades também.
A
otimização é menos importante no Vista do que no XP, uma vez que o Vista regula
pilha de TCPs dinamicamente. Na verdade, os usuários do Vista provavelmente
podem se resolver apenas ajustando aplicativos específicos, principalmente o
navegador.
Para acelerar
a exibição de páginas no Firefox, experimente o Firetune ou o Fasterfox. Ambos são gratuitos e simples.
O
Fasterfox adiciona mais algumas opções de customização para usuários avançados.
Os dois melhoram configurações básicas do Firefox como capacidade de memória
cache, máximo de conexões simultâneas e o ‘pipelining’ (realizar diversas
solicitações de dados ao mesmo tempo).
6.
Acelere seus downloads
Assíduos
fazedores de downloads podem economizar muito tempo usando um gerenciador de
downloads como o nosso favorito, o FlashGet. O FlashGet cria múltiplos links
simultâneos de download e, então, posteriormente junta os arquivos.
Tudo que
você precisa fazer é arrastar links de download para a janela do FlashGet; o
software faz o resto. Ele se integra com o Internet Explorer e o Firefox usando
um utilitário companheiro chamado FlashGot.
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