ITIL
Objetivo do Curso de ITIL® V3 Oficial Foundations - Preparatório para Certificação:
Este treinamento para Formação em ITIL® V3 Foundations tem como objetivo oferecer uma introdução detalhada aos conceitos, termos, definições, objetivos, benefícios e relacionamentos dos principais processos e funções para o Gerenciamento de Serviços de TI, de acordo com o modelo de melhores práticas do ITIL® (Information Technology Infrastructure Library).
Este é um curso de fundamentos em Gerenciamento de Serviços de TI, no qual você terá uma base para passar no primeiro exame do programa de certificação da ITIL® (ITIL V3 Foundations). Depois que você obter acertificação ITIL® V3 Foundation, você poderá fazer outros cursos ITIL v3 intermediários ou os cursos avançados na ITIL v3 Expert.
Este é um curso de fundamentos em Gerenciamento de Serviços de TI, no qual você terá uma base para passar no primeiro exame do programa de certificação da ITIL® (ITIL V3 Foundations). Depois que você obter acertificação ITIL® V3 Foundation, você poderá fazer outros cursos ITIL v3 intermediários ou os cursos avançados na ITIL v3 Expert.
Ao término deste curso, você é capaz de:
- Identificar os princípios e conceitos chave de Gerenciamento de Serviço de TI.
- Identificar os benefícios de implementação ITIL em uma organização.
- Identificar os processos de Gerenciamento de Serviço e como mapeá-los no Ciclo de vida do Serviço.
- Identificar os conceitos e definições básicos relacionados ao Ciclo de Vida do Serviço.
- Identificar as atividades e papéis envolvidos com o Ciclo de Vida do Serviço.
- Identificar o relacionamento de cada componente do Ciclo de Vida do Serviço e como eles são mapeados aos outros componentes.
- Identificar os fatores que afetam a eficácia do Ciclo de Vida do Serviço.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Introdução / Fundamentos do ITIL V3
- Introdução ao cenário, desafios da TI, história e evolução da ITIL®, revisão da ITIL V2, nova estrutura da ITIL V3 e comparativo ITIL® V2 x V3.
Esquema de certificação profissional.
Gerenciamento de Serviço como uma Prática
- Conceitos de serviços, gerenciamento de serviço, processos, funções e papéis.
Ciclo de Vida do Serviço
- Estrutura, escopo, componentes e interfaces e processos existentes no ciclo de vida do serviço. Papel da Governança de TI no ciclo de vida.
Estratégia do Serviço
- Conceitos: o que é estratégia, ativos de serviço, criação de valor, tipos de provedores.
- Processos: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento da Demanda, Gerenciamento Financeiro.
- Adoção de ferramentas na automação de serviços e tipos de ferramentas de suporte à Estratégia de Serviço.
Desenho do Serviço
- A importância dos 4Ps, aspectos do Desenho de Serviço. Processos:Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento do Catálogo de Serviço, Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento de Disponibilidade, Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI, Gerenciamento de Fornecedor.
- Tipos de ferramentas de suporte ao Desenho de serviço.
Transição de Serviço
- Processos: Gerenciamento de Mudança, Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço,
- Gerenciamento de Liberação e Implantação, Gerenciamento do Conhecimento de Serviço. Tipos de ferramentas de suporte à Transição de Serviço.
Operação de Serviço
- Processos: Gerenciamento de Incidente, Gerenciamento de Evento, Cumprimento de Serviço, Gerenciamento de Problema, Gerenciamento de Acesso. Funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Aplicativo, Gerenciamento de Operações de TI e Gerenciamento das Instalações. Tipos de ferramentas de suporte à Operação de Serviço.
Melhoria Contínua de Serviço
- Modelo PDCA, Modelo de Melhoria de Serviço Continuada, tipos de métricas. Tipos de ferramentas de suporte à Melhoria de Serviço Continuada.
Tecnologia e Arquitetura
- Simulados para Certificação ITIL V3 Foundations e dicas para realização do exame de certificação ITILV3 Foundations.
PRÉ-REQUISITO:
Para o curso de ITIL V3 Foundations realizado na Trainning Education não há pré-requisitos formais. É recomendável experiência em Serviços de TI. Seguindo a linha de Governança de TI, aconselhamos a realização do curso de COBIT Foundation e o curso PMP Foundations do PMI posteriormente.
Caderno de Exames Simulados - ITIL V3
Provas e Simulados:
Caderno de Exames Simulados - ITIL V3
Prova ITIL V3
Simulado Online V3
Agora vamos ao que interessa: o material de estudo e os simulados. Existem diversos matérias gratuitos e simulados na internet. Entre eles:
- Ebook gratuito:
- ITIL – Information Technology Infrastructure Library da Escola Superior de Redes. É bastante completo, possui 174 páginas em português, e está disponível para visualização online aqui. Infelizmente não é possível fazer o download do livro.
- Simulados online:
http://www.issoe.com.br/issoe/index.php/simulado-itil-v3-gratuito.html
http://www.companyweb.com.br/catalago/simulado-itil-bridge-v2-v3-a/
http://www.companyweb.com.br/catalago/simulado-itil-bridge-v2v3-b/ - Simulado para Android:
- O ITIL Simulado 2012 é um aplicativo gratuito que permite que você resolva várias questões utilizando um dispositivo Android.
- Curso à distância:
- A Escola Virtual Bradesco disponbiliza um curso online (à distância) gratuito sobre ITIL. É necessário se matricular no site para poder realizar o curso. Apesar de estar um pouco desatualizado, é um material interessante para quem não sabe muito bem por onde começar.
- Livros:
ITIL: Guia de Implantação, de Paulo Sérgio Cougo
ITIL: Guia de Referência, Jan Van Bon
Service Desk Corporativo – Solução com Base na ITIL® V3, de Rubem Melendez Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário