Mozilla Thunderbird

Manual

Por que usar o Thunderbird como seu cliente de email

O Mozilla Thunderbird torna o seu email mais seguro, mais rápido e mais simples do que nunca através das melhores implementações de recursos como o filtro anti-spam inteligente, corretor ortográfico, suporte a extensões e muito mais.

Sua produtividade - Nossa dedicação

Nós criamos o Mozilla Thunderbird com a sua produtividade em mente. É por isso que nós o fizemos mais fácil, para que você simplesmente faça seu trabalho, sem ter de se aborrecer com spam e outras propagandas indesejadas. Ler emails deve ser algo agradável e funcional. Nós tornamos isso possível usando os principais padrões abertos. Continue lendo para descobrir por que você deve usar o Mozilla Thunderbird como seu cliente de email.

A maneira mais inteligente de barrar spam

Tela do Mozilla Thunderbird
O Mozilla Thunderbird identifica o spam e ajuda você a manter limpa a caixa de entrada.
Cansado de mensagens indesejadas e propagandas irritantes em sua caixa de entrada? O Mozilla Thunderbird oferece a ferramenta mais efetiva de detecção de spam. Nossas ferramentas analisam seu email e identificam aqueles que provavelmente são indesejados. Você pode ter seus spans excluídos automaticamente ou pode movê-los para outra pasta.
Para ativar o filtro anti-spam, vá até Ferramentas > Anti-spam, clique na aba Filtros adaptáveis, e marque a opção Identificar spam ao receber mensagens.

Funcionalidades ilimitadas através de extensões

Tela do ícone de extensão
Quanto poderoso você quer que seja o seu cliente de email? Você decide!
O Mozilla Thunderbird já vem com recursos importantes como suporte IMAP/POP, suporte para mensagens HTML, rótulos, localizar rápido, catálogo de endereços, confirmações de leitura, filtros de mensagens, preenchimento de endereços LDAP, ferramentas de importação, pesquisa de mensagens e a capacidade de gerenciar múltiplas contas de email.
Em acréscimo a isso, o Mozilla Thunderbird permite que você adicione novo recursos a medida que você precisar através de extensões. As extensões são ferramentas poderosas que auxiliam você a criar um cliente de email de acordo com suas necessidades. Confira as várias extensões disponíveis.

Mensagens, do jeito que você quer

Tela do Mozilla Thunderbird
Nós criamos um layout de três colunas para visualização de emails.
Visualize suas mensagens do jeito que você quiser. Escolha entre três layouts para visualização de mensagens. Selecione o formato da barra de ferramentas. Personalize a barra de ferramentas e use os modos de visualização para filtrar rapidamente suas mensagens.
No fim das contas, todas estas possibilidades tornam você mais produtivo e eficiente. É para isso que existe o Mozilla Thunderbird.

Leitor integrado de newsgroups

O Mozilla Thunderbird não é só um cliente de email, ele também inclui um leitor totalmente integrado de newsgroups para Usenet (também conhecidos como grupos de discussão)! Possui todas as funções básicas, tais como inscrição aos newsgroups favoritos, recebimento de cabeçalhos e mensagens, suporte offline e monitoramento/desprezo de tópicos (grupos de assunto).

Personalize com temas

Tela do Thunderbird com o tema Qute
Quase toda a interface pode ser modificada com temas.
Com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Mozilla Thunderbird. Um tema pode simplesmente alterar os ícones da barra de ferramentas como pode modificar cada elemento da interface. É possível baixar e instalar temas com apenas alguns cliques.



Corretor ortográfico

Tela do Mozilla Thunderbird
Um corretor ortográfico inteligente mantém suas mensagens profissionais.
Não há necessidade de utilizar outros programas para verificação da ortografia. O Mozilla Thunderbird vem com um corretor ortográfico. Tudo que você precisa fazer é escrever e o Mozilla Thunderbird fará a verificação automaticamente para você.

Sólido e seguro

O Mozilla Thunderbird oferece recursos adequados a empresas, tais como S/MIME, assinaturas digitais, criptografia de mensagens, suporte a certificados e dispositivos de segurança.
Diferente de outros produtos, o Mozilla Thunderbird não permite a execução de scripts por padrão. Isso resulta em um produto mais seguro que outros clientes de email e contribui para barrar a propagação de vírus pela rede.

Personalize com temas

Tela do Thunderbird com o tema Qute
Quase toda a interface pode ser modificada com temas.
Com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Mozilla Thunderbird. Um tema pode simplesmente alterar os ícones da barra de ferramentas como pode modificar cada elemento da interface. É possível baixar e instalar temas com apenas alguns cliques.

Tecnologia Cross-Platform

Windows, Linux ou Macintosh? Qualquer que seja a sua escolha de sistema operacional, o Mozilla Thunderbird está disponível. Ele roda atualmente no Windows 98, Me, 2000 e XP, assim como em Linux, MacOS X, OS/2 e Solaris.

Totalmente livre

Mozilla Foundation cria software livre, também conhecido como programas de código aberto (open-source). Isto significa que você pode usá-lo sem restrições, mesmo para uso comercial. Na realidade, até o código fonte está disponível para você pesquisar.
Em outras palavras, você faz o que quiser com o Mozilla Thunderbird.

Mozilla abandona seu serviço de e-mail

Os esforços de desenvolvimento sobre o Thunderbird serão descontinuados


O software de administração de contas de e-mail da Mozilla Corporation será descontinuada pela empresa. O desenvolvimento do Thunderbird será interrompido, avisou a presidente da companhia, Mitchell Baker, em seu blog, pois investir em inovação no software “não é uma prioridade dentre os esforços sobre produtos da Mozilla”.

Embora estejam abandonando o desenvolvimento do software, a empresa deixa uma página de auxílio para quem busca suporte ao produto e também propõe um novo modelo de “governança” sobre o Thunderbird, que deverá ficar nas mãos da tradicional “comunidade” independente de desenvolvedores da Mozilla Corporation, também responsável pelo browser Firefox.
Segundo a Mozilla, o Thunderbird tinha cerca de 20 milhões de usuários.


Conheça 12 dicas para quem usa o Thunderbird



Mozilla Thunderbird é um software gratuito para gerenciamento de e-mail com diversos recursos que o tornam uma boa opção para quem quer centralizar mensagens de várias contas e mantê-las disponíveis offline. O programa também permite a integração com o Google Calendar, tem diversos recursos para organizar melhor sua caixa de entrada e aceita uma grande quantidade de complementos que liberam novos recursos, como enviar anexos diretamente do Dropbox. Confira 12 dicas elaboradas pelo TechTudo para tirar o máximo dele.
Mozilla Thunderbird (Foto: Reprodução)
1) Utilize atalhos de teclado para agilizar a leitura e arquivamento de e-mailsOs atalhos evitam o uso do mouse e fazem o usuário ganhar tempo para cumprir tarefas realizadas com frequência. Confira alguns dos principais atalhos. Caso use o MacOS, substitua a tecla CTRL por Command;
Enviar novo e-mail: CTRL + NResponder ao remetente: CTRL + RResponder a todos os remetentes: CTRL + SHIFT + REncaminhar mensagem: CTRL + LObter novas mensagens: F5Abrir mensagem em uma nova janela: CTRL + OArquivar mensagem: A
2) Adicione complementos para ter novos recursosAssim como Firefox Chrome, o Thunderbird tem uma série de complementos que adicionam novas funções ao software. Para visualizar a galeria delas, acesse o menu “Complementos”. Para instalar uma, selecione o complemento e depois clique em “Adicionar ao Thunderbird”;
Adicionar complementos abre novas possibilidades de uso do Thunderbird. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)
3) Faça um backup de todo o conteúdo do Thunderbird no Windows Sabemos como computadores podem dar problemas de repente. Por isso, é importante guardar um backup das informações que estão nele. Para copiar todo o conteúdo do Thunderbird (mensagens, contatos, conversas etc), utilize o menu “executar” digitando “%appdata%”.

No Windows Explorer, procure a pasta “Thunderbird”. Depois de entrar nela, é só copiar a pasta “Profiles” para um HD externo ou outro computador de sua preferência. No MacOS, o caminho é “”~/Library/Thunderbird/Profiles/”. No Linux, “~/.thunderbird”;
Copiando a pasta profiles você pode guardá-la em outro lugar. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)Copiando a pasta "profiles" você pode guardá-la em outro lugar. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)
4) Filtre suas mensagens em pastasDeixar todas as mensagens na caixa de entrada pode dificultar a leitura dos e-mails diários. O Thunderbird permite criar pastas e filtros para redirecionar as mensagens automaticamente.

Para isso, é só clicar em cima de uma conta com o botão direito e depois selecionar “nova pasta”. Com a pasta criada, vá no menu lateral direito e clique em “filtros de mensagem”. Depois de selecionar as categorias que você quiser, é só clicar em OK;
Os filtros deixam a caixa de entrada mais organizada. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)Os filtros deixam a caixa de entrada mais organizada. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)
5) Use tags para organizar seus e-mailsVocê pode criar pastas e filtros, mas para classificar uma mensagem de uma maneira mais visual, use as tags já pré-programadas no Thunderbird. Selecione uma mensagem e tecle 1 para “Importante”, 2 para “Trabalho, 3 para “Particular”, 4 para “Pendente” e 5 para “Adiar”.
6) Crie suas próprias tagsSe você acha que as tags que já vem pré-configuradas não atendem as suas demandas, é só criar as suas próprias. Vá no menu “tags” na parte superior do Thunderbird e depois clique em “Gerenciar tags”. Nela é possível adicionar novas tags e definir a cor de cada uma.
7) Agilize seu trabalho criando templates de e-mailÉ possível usar uma mensagem como modelo para quando você precisar enviar e-mails parecidos. Escreva o e-mail com o texto que você quer ver replicado e a formatação de sua preferência. Depois, vá em Arquivo > Salvar como > Modelo. Para usá-lo, selecione a pasta “Modelos” no lado esquerdo da tela e clique duas vezes sobre a mensagem.
8) Compacte as mensagens para ocupar menos espaço no HDSe você tem uma conta que recebe muitos e-mails é útil compactar os arquivos e ocupar menos espaço em disco. Para isso, basta ir em Arquivo > Condensar pastas. O software vai marcando de azul as pastas que já tiveram o tamanho reduzido.
9) Use o Thunderbird Conversations para agrupar e-mails como conversas
Um dos recursos que tornou o Gmail famoso foi a possibilidade de tratar as mensagens como uma conversa, agrupando-as em vez de exibir as respostas apenas como novos e-mails. Isso também é possível no Thunderbird utilizando essa extensão.
Os e-mails ficam organizados como conversas do Gmail. (Foto: Divulgação / Thunderbird Conversation)Os e-mails ficam organizados como conversas do Gmail. (Foto: Divulgação / Thunderbird Conversation)








10) Arquivos do Dropbox direto no e-mail
Você pode adicionar arquivos do Dropbox diretamente aos e-mails com a extensão Dropbox for FileLink. Depois de instalada, ela cria um menu no software que possibilita enviar arquivos com um link para download no Dropbox, no lugar de anexá-los. Isso evita que as mensagens fiquem pesadas.
O espaço disponível no Dropbox é mostrado em um menu. (Foto: Divulgação / Dropbox for Filelink)O espaço disponível no Dropbox é mostrado em um menu. (Foto: Divulgação / Dropbox for Filelink)










11) Deixe para enviar e-mails depoisUtilizando a extensão Send Later, você pode programar a mensagem para ser enviada em um horário posterior. Ela ajuda também a dar um tempo extra para pensar se você quer mesmo enviar aquele e-mail depois de escrevê-lo.
O menu permite selecionar outro horário para o envio da mensagem. (Foto: Divulgação / Send Later)O menu permite selecionar outro horário para o envio da mensagem. (Foto: Divulgação / Send Later)






12) Integre a agenda do Google com o Thunderbird

A extensão Lightning disponibiliza um calendário para o software e é possível sincronizar suas atividades com quantas agendas você tiver no Google Calendar. Assim, você pode adicionar eventos no app do Calendar no smartphone e ver no Thunderbird desktop, por exemplo.
O lightning permite visualizar a agenda e integrar com o Google Calendar. (Foto: Divulgação / Lightning)














Como deixar o Thunderbird em português


Mozilla Thunderbird possui suporte nativo ao português brasileiro e com corretor ortográfico para o idioma. Entretanto, dependendo do instalador usado, pode ser que o programa fique em inglês. Se isso acontecer, é possível mudar o idioma instalando um pacote de tradução e alterando uma configuração, sem a necessidade de reinstalar o Mozilla Thunderbird e perder os seus dados. 
Passo 1. Acesse a página de downloads de pacote de idiomas do Mozilla Thunderbird(addons.mozilla.org) e localize o idioma português do Brasil. Feito isso, clique em “Baixar pacote de idioma” e faça download do arquivo .XPI;
Baixe o pacote de idiomas português do Brasil (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 2. Agora, no Thunderbird, abra o menu do aplicativo e clique em “Add-ons” para abrir o gerenciador de extensões do programa;
Abra o gerenciador de complementos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o gerenciador de complementos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 3. Em seguida, clique sobre o ícone da engrenagem e, no menu que aparece, clique em “Install Add-on From File…”;
Instalando o pacote de idiomas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instalando o pacote de idiomas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. Localize o arquivo .XPI baixado e clique em “Open” para instalar o pacote de idiomas;
Instalando o pacote de idiomas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instalando o pacote de idiomas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 5. Na sequência, clique em “Install Now” para confirmar a instalação do pacote de idiomas;
Confirme a instalação do pacote de idiomas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a instalação do pacote de idiomas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 6. Agora, volte ao menu do Thunderbird e clique em “Options” para abrir as configurações do aplicativo;
Acesse as configurações do Thunderbird (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do Thunderbird (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 7. Na aba “Avançado”, em “General”, cique em “Config Editor…” para abrir as configurações avançadas do Thunderbird;
Abra as configurações avançadas do programa (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações avançadas do programa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 8. Clique em “I’ll be careful, I promise!” para confirmar a abertura das configurações avançadas;
Confirme a abertura das configurações avançadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a abertura das configurações avançadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 9. Use a barra de busca para pesquisar pelo item “general.useragent.locale” e dê um duplo clique sobre ele;
Pesquise pela configuração indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Pesquise pela configuração indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 10. Apague o conteúdo que aparece na caixa de texto e digite “pt-BR” (sem as aspas). Por fim, pressione “OK” e reinicie o aplicativo para usá-lo em português do Brasil.
Alterando configuração de idioma do Thunderbird (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Alterando configuração de idioma do Thunderbird (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Pronto! Com essa dica simples, você poderá usar todos os recursos do Thunderbird em português do Brasil.

Como gerenciar e-mails, calendário e agenda no Linux com Thunderbird


Thunderbird é uma ferramenta excelente para gerenciar e-mails, calendários e agendas, dispensando o uso de outros programas. Seus recursos, podem ser utilizados no Linux para acessar e-mails de servidores como HotmailGmail e Yahoo. O programa ainda conta com ferramentas de segurança, assinatura digital e mais. Saiba como usá-lo no Linux. 
Saiba como usar o Thunderbird para gerenciar e-mails no Linux (Foto: Reprodução/Thunderbird)
Gerenciando e-mail no Thunderbird
Passo 1. Para gerenciar e-mails, o Thunderbird faz tudo sozinho, deixando para o usuário apenas a função de configurar o recurso. No primeiro uso, a assistente de contas será aberta. Selecione "Ignorar e usar meu e-mail existente", para iniciar o cadastro de suas informações;
Thunderbird e o assistente de configuração de contas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Thunderbird e o assistente de configuração de contas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Caso você não tenha criado sua conta usando o assistente de configuração de contas, basta clicar em “Mensagens”, logo abaixo de “Create a new account”, na tela principal do programa. Siga as instruções do assistente, respondendo as suas perguntas e em pouco tempo, sua conta estará configurada.
Chamando o assistente de configuração de contas do Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Chamando o assistente de configuração de contas do Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Com a conta criada, basta selecioná-la no quadro esquerdo da tela para acessar suas principais funções. Assim, o usuário poderá configurar novas contas, pesquisar mensagens em qualquer local do programa, criar filtros, gerenciar inscrições de pastas e até configurar o modo offline. 
Acessando as principais opções da conta de e-mail no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as principais opções da conta de e-mail no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Se precisar de algo mais simples, use o menu que aparece no painel do ambiente, claro, se este último suportar o recurso.
Acessando as opções do Thunderbird no menu do painel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as opções do Thunderbird no menu do painel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Calendário e Agenda no Thunderbird
Algo que faz falta no Thunderbird é uma agenda eletrônica, com calendário para que você possa marcar os seus compromissos. Para conseguir essa funcionalidade, é preciso adicionar uma extensão chamada Lightning.
Passo 1. Clique no menu “Ferramentas” e depois em “Complementos”;
Acessando a tela de complementos do Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a tela de complementos do Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. No campo de busca procure por Lightning e instale a opção "Lightning 3.3.3", como indicado na imagem;
Pesquisando e instalando complementos no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando e instalando complementos no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Aguarde enquanto o Thunderbird baixa e instala o complemento. No final do processo, clique no link “Reiniciar agora”;
Reiniciando o Thunderbird para efetivar a instalação do complemento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Reiniciando o Thunderbird para efetivar a instalação do complemento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Ao iniciar o programa, você verá uma nova área no lado direito, que mostra informações de agenda e calendário. Para acessar e gerenciar seus compromissos, clique duas vezes no topo desse quadro;
Acessando a nova área de calendário e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a nova área de calendário e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 5. Será exibida uma nova guia e nela você poderá ver todos os seus compromissos e tarefas. Para adicionar dados, você deve usar os ícones “Evento” e “Tarefa”. Cadastre o que precisa e as informações serão exibidas no painel lateral na tela principal do Thunderbird.
Gerenciando calendário e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gerenciando calendário e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Pronto! Com esse complemento e as funções nativas do Thunderbird, você poderá gerenciar seus e-mails, calendário e agenda no Linux tranquilamente, e o melhor, sem ter que ficar pulando entre vários programas.

Como exportar e importar mensagens no Thunderbird

Se você deseja transferir suas mensagens de um computador para outro ou simplesmente fazer backup, exportar e importar seus dados no Thunderbird é a melhor opção. Para isso, o TechTudo preparou esse tutorial. Nele, mostraremos a forma mais simples de exportar/importar suas mensagens no cliente de e-mails da Mozilla.
Exportando mensagens
O Thunderbird não conta com uma ferramenta nativa de exportação. Para fazer isso, você precisar instalar uma extensão, programa de terceiros ou se arriscar em copiar manualmente os arquivos. Optamos por usar o MozBackup, uma ferramenta simples, gratuita e que funciona muito bem.
Passo 1. Baixe e instale o MozBackup – você também pode optar pela versão portátil, que não necessita de instalação. Nesse caso, basta baixar, extrair e executar o aplicativo;
Passo 2. Ao executar o MozBackup, uma tela de boas vindas é exibida. Certifique-se de que o Thunderbird está fechado e clique em “Next” para continuar;
Apresentação do MozBackup (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 3. Na próxima tela, você deve manter a opção “Backup a profile”, selecionar “Mozilla Thunderbird” e clicar em “Next” para avançar;
Configurando exportação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando exportação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. Clique em “Browse…” para escolher a pasta em que suas mensagens serão salvas e avance clicando em “Next”;
Salvando arquivo a ser exportado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Salvando arquivo a ser exportado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 5. Uma mensagem questionando se o usuário quer proteger o arquivo exportado com senha será exibido. Clique em “Sim” e defina uma senha, caso essa seja sua vontade, ou em “Não” para continuar;
MozBackup oferece a possibilidade de proteger dados com senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora) MozBackup oferece a possibilidade de proteger dados com senha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 6. Agora, selecione quais dados deseja exportar. Certifique-se de manter a opção “Emails” marcada para salvar suas mensagens, mas você também pode exportar as configurações do Thunderbird, seus contatos, histórico, senhas salvas, dentre outros;
Selecionando dados a serem exportados (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecionando dados a serem exportados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 7. Por fim, clique “Next”, aguarde enquanto o MozBackup exporta seus dados e clique em “Finish” para fechar o assistente.
Importando
Passo 8. No computador de destino, execute o MozBackup e clique em “Next”;
Passo 9. Agora, marque a opção “Restore a backup” e não se esqueça de selecionar o “Mozilla Thunderbird” antes de avançar;
Passo 10. Clique em “Browse…”, localize o arquivo .PCV exportado nos passos acima e avance;
Selecionando arquivo a ser importado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecionando arquivo a ser importado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 11. Na próxima tela, é possível selecionar quais dados você deseja importar. Se você exportou apenas suas mensagens, mantenha a opção “Emails” marcada e avance. Caso contrário, nada será importado;
Passo 12. Por fim, você será alertado sobre o risco de perder seus e-mails existentes ao restaurar um backup anterior. Certo do que está fazendo, clique em “Sim” e aguarde;
Mensagem alerta sobre riscos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Mensagem alerta sobre riscos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Pronto! Embora o Thunderbird fique devendo uma ferramenta nativa para exportar suas mensagens, o MozBackup supre muito bem essa necessidade. Se tudo correu como planejado, basta abrir o cliente de e-mails para ver as mensagens importadas.

Thunderbird 10 corrige problema com compatibilidade de extensões


Thunderbird 10.0, última versão estável do cliente de e-mails da Mozilla, lançado esta semana, já está disponível para download. A atualização traz melhorias de estabilidade, correção de bugs, novos recursos, e promete uma melhor compatibilidade com as extensões.
Thunderbird 10.0 (Foto: Reprodução/GHacks)Thunderbird 10.0 (Foto: Reprodução/GHacks)
Assim como o Firefox, o Thunderbird adotou o esquema de lançamentos constantes. Com isso, muitas extensões deixavam de funcionar pelo simples fato do número da versão ser alterado. A Mozilla, então, melhorou o modo como a compatibilidade é verificada. Essa alteração deve resolver a maioria dos problemas com as extensões incompatíveis.
Além dessa mudança técnica, o Thunderbird 10 traz algumas novidades. Agora, é possível fazer busca na Internet por uma palavra selecionada clicando com o botão direito do mouse sobre ela. Por padrão, a pesquisa é realizada dentro do próprio Thunderbird, mas essa opção pode ser alterada.
Outra novidade é a inclusão de dois novos atalhos no teclado para as funções de anexar arquivo e remover links – “Ctrl + Shift + A”  e “Ctrl + Shift + R”, respectivamente. Também é possível dar zoom na mensagem pressionando a tecla Ctrl e rodando a scroll do mouse.
O download do Thunderbird 10 está disponível para os sistemas Windows, Mac OS X e Linux, em português do Brasil.

Via Lifehacker

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Como deixar o Thunderbird mais bonito no Ubuntu

Mozilla Thunderbird é um dos mais conhecidos clientes de e-mail do Ubuntu. É fácil de usar e configurar, tem muitos recursos avançados e permite a personalização de forma simples. Normalmente o Thunderbird vem com a mesma aparência do Ubuntu, mas você pode fazer mudanças em sua aparência e deixá-lo com o visual da imagem abaixo.
Acima, o Thunderbird no estilo do Ubuntu. Abaixo, com o novo visual. (Foto: Reprodução/ OMG! Ubuntu!)Acima, o Thunderbird no estilo do Ubuntu. Abaixo, com o novo visual. (Foto: Reprodução/ OMG! Ubuntu!)
Passo 1: Baixe duas extensões para o Thunderbird. Faça isso clicando em "Tools > Addons" no menu do aplicativo. Em seguida, procure e instale as duas seguintes extensões : "Folder pane View Switcher" e "Thunderbird Conversations";
O primeiro irá adicionar a opção para abrir as pastas na barra de ferramentas enquanto você está fazendo o "copia e cola", e a segunda irá adicionar o formato de empilhamento de e-mail, o que significa que as discussões com o mesmo tema serão agrupadas;
Passo 2: Depois de instalá-los, você deve reiniciar o Thunderbird;
Passo 3: Clique aqui e faça um download para aplicar o novo visual;
Passo 4: Depois, abra a pasta base e pressione "Ctrl + H" (no Nautilus e Marlin) ou "Alt +" (Dolphin) e navegue até ".thunderbird / your_profile /". Extraia o arquivo para a pasta que você criará, chamada "Chrome", o arquivo se apresentará num formato como este: "userChrome.css".
Extraia o arquivo para a pasta que você criará, chamada "Chrome", o arquivo se apresentará num formato como este: "userChrome.css" (Foto: Reprodução/ OMG! Ubuntu!)userChrome.css (Foto: Reprodução/ OMG! Ubuntu!)
Passo 5: Feche o navegador de arquivos e reinicie o Thunderbird para que o novo visual seja finalmente aplicado;
Passo 6: A última coisa que você precisa fazer é clicar na barra de ferramentas Thunderbird, selecionar "Customize" e definir "Shows" para "Icons". Você também pode tentar adicionar, remover e reorganizar os botões da barra de ferramentas a partir deste janela.
"Shows" para "Icons". (Foto: Reprodução/ OMG! Ubuntu!)

Outlook x Thunderbird: qual o melhor cliente de e-mail da atualidade?


Vivemos em uma época onde concentramos os nossos e-mails em aplicações web, principalmente no GMail ou Hotmail, os mais usados por aqui. Porém, muitas empresas ainda adotam aplicativos para gerenciar os e-mails corporativos.
TechTudo separou os dois mais usados no Windows para tentar chegar a um consenso de qual é o melhor. Vamos separar cinco quesitos e compará-los, para no final, você tirar a sua própria conclusão e fazer sua escolha. Qual o melhor, Microsoft Outlook ou o Mozilla Thunderbird?
Uso de memória – Por ser mais simples, o Thunderbird usa menos memória que o seu concorrente, e isso o torna o preferido de muitas pessoas, que procuram um aplicativo leve.
Recursos – O Thunderbird é mais leve por possuir poucos recursos, portanto, se você prefere um aplicatido mais robusto, que tenha integração com Microsoft Office, pois ele faz parte do pacote, o Outlook é a solução.
Multiplataforma – Um dos pontos positivos do Thunderbird é ter versões para os principais sistemas operacionais de computadores, como Windows, Mac OS e Linux. Para Windows, existe até uma versão portable, que roda direto no pendrive ou cartão de memória flash, sem precisar de instalação.

Sincronização – Os e-mail do Outlook, bem como a sua lista de contatos, podem ser sincronizados com os programas OVI da Nokia ou iTunes da Apple, só para citar dois exemplos, e ter tudo no seu smartphone, na hora que você precisar.
Preço – O Outlook vem incluso no pacote Microsoft Office, deste modo, você terá que pagar por ele em algum momento. Já o Mozilla Thunderbird é totalmente gratuito, o que torna ele uma ótima profissão para micro-empresas ou profissionais liberais, que precisa economizar na hora de escolher suas ferramentas.
Conclusão

Novamente deixamos a conclusão para o leitor. Se você procura uma ótima solução de e-mail para o dia a dia, leve e sem complicação, a escolha é o Mozilla Thunderbird. Mas se você precisa de uma aplicação mais robusta para o seu escritório, a opção ainda é o Microsoft Outlook.










Nenhum comentário:

Postar um comentário