Provavelmente, você já ouviu falar sobre a Internet das Coisas (IoT) ou você vai em breve. O termo carrega uma série de definições. Mas, em geral, a IoT se refere a objetos exclusivamente identificáveis, tais como ativos corporativos ou bens de consumo, e suas representações virtuais em uma estrutura de Internet-like.
A idéia da IoT se tornou popular através do Centro de Auto-ID, uma colaboração sem fins lucrativos de empresas privadas e instituições acadêmicas que foi pioneira no desenvolvimento de uma infra-estrutura de Web-like para o rastreamento de mercadorias em todo o mundo através do uso de identificação por radiofrequência ( RFID) que transportam códigos de produtos eletrônicos.
[The Internet of Things: Vindo de uma rede perto de você ]
O centro de operações fechadas em 2003 e EPCGlobal foi criado para continuar o esforço para comercializar a tecnologia EPC e pesquisa do centro é realizada hoje pelo Auto-ID Labs em várias universidades em todo o mundo.
Enquanto a RFID é frequentemente visto como um pré-requisito para a Internet das coisas, o conceito inclui Web, permitindo que praticamente qualquer tipo de produto ou de máquinas para que os dados sobre o objeto pode ser capturada e comunicada.
Com efeito, essas coisas de rede se tornam "objetos inteligentes" que podem tornar-se parte da Internet e participantes ativos nos processos empresariais.
Exemplos atuais ou potenciais da IoT incluem uma vasta gama de objetos: frotas de caminhões, equipamentos médicos, máquinas de venda automática, medidores de equipamentos, gás e elétrico de construção, termostatos, eletrodomésticos, publicidade sinais de vídeo, e muitos outros.
Como tangível é a Internet das coisas hoje em dia?
"É definitivamente real", diz Daniel Castro, analista sênior de Tecnologia da Informação e Inovação Foundation, uma pesquisa com sede em Washington e instituto educacional. "A Internet das coisas está decolando porque temos conectividade onipresente, sensores de baixo custo, e microeletrônica que permitem quase tudo para ser conectado à Internet."
O conceito utilizado para ser estranho para muitos ", e tentando explicar como" coisas "poderiam ser parte da Internet teve um pouco de imaginação", diz Castro. "Mas agora os consumidores estão acostumados a ver todos os dias."
Por exemplo, diz Castro, ZipCar permite às pessoas alugar um carro por hora, mas isso só é possível porque o uso do carro e sistema de reservas é monitorado online.
"RedBox permite que você faça a mesma coisa para DVDs", diz ele. "Há outros exemplos de medidores inteligentes de eletricidade, para parquímetros que você pode pagar on-line, para a realidade aumentada usando telefones celulares que todos estão começando a combinar o físico com o virtual."
Fonte: http://www.arnnet.com.au
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