Dicas

Dispositivos para Redes Wireless 802.11


Procure comprar aparelhos com o selo da Wi-Fi Alliance, isso garantirá a interoperabilidade entre dispositivos de fabricantes diferentes.
Logo Wi-Fi Certified
Utilize apenas equipamentos homologados pela Anatel, evitando problemas futuros.
Características dos padrões para redes Wireless:
802.11a
Opera nas bandas de 5 GHz U-NII, não sendo compatível com os padrões b e g que operam na banda de 2.4 GHz ISM. Suporta a seguinte especificação para a camada física: OFDM. Alcança velocidades de até 54 Mbps.
802.11b
Opera na banda de 2.4 GHz ISM, é compatível com o padrão g mas não é compatível com o padrão a que opera nas bandas de 5 GHz U-NII. Suporta as seguintes especificações para a camada física: DSSS e HR/DSSS. Alcança velocidades de até 11 Mbps.
802.11g
Opera na banda de 2.4 GHz ISM, é compatível com o padrão b mas não é compatível com o padrão a que opera nas bandas de 5 GHz U-NII. Suporta as seguintes especificações para a camada física: DSSS, HR/DSSS e OFDM. Alcança velocidades de até 54 Mbps.
802.11n
Usa múltiplos rádios para aumentar a velocidade de comunicação e é o mais indicado para ambientes com muitas paredes e aplicações que requeiram maior taxa de transmissão.
Opera nas bandas de 2.4 GHz ISM e 5 GHz U-NII, não sendo compatível com o padrão de banda diferente. Suporta as seguintes especificações para a camada física: DSSS, HR/DSSS e OFDM. Alcança velocidades teóricas de até 300 Mbps.
Tipos de equipamentos
Access Point (AP)
Dispositivo que atua como gateway da rede local, conectando-a à outra rede ou à Internet. Os dispositivos associados a ele não conseguem se conectar entre si através dele.
Roteador (Router)
Responsável pelo roteamento de pacotes entre redes diferentes, permitindo a comunicação entre elas. Muito usado nas redes Wireless por facilitar seu uso e expansão.
Switch
Equipamento que substitui o antigo e mais lento Hub. O switch separa a rede em diferentes domínios de colisão, evitando as retransmissões por colisão de pacotes, tornado a rede mais rápida e estável.
Hub
É o antigo concentrador central da rede. Não é mais indicado por estar ultrapassado pelo switch, muito mais veloz. Hoje é usado apenas em redes mais antigas como dispositivo legado.
Modem – Modulador / Demodulador
O Modem é o responsável pela transformação do sinal analógico que chega pela linha telefônica para o sinal digital que é usado pelo computador e vice-versa no sentido oposto.
Cavalos-de-Tróia
Programa que abre uma porta no seu sistema permitindo que este seja invadido e operado remotamente. Tem um funcionamento semelhante ao software utilizado para suporte remoto porém o usuário não percebe seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário