Descobrir os seriais/Keys dos softwares (Windows, Office, etc) de qualquer computador da REDE através do programa LicenseCrawler

Recentemente descobri um programa muito interessante. Na empresa onde trabalho, foi necessário realizar um inventário de hardware e software do parque de computadores da filial. Portanto foi necessário ir de micro em micro coletando todos os dados necessários (inclusive o código de patrimônio). Tudo bem, o levantamento foi bem sucedido. Porém, esqueci de coletar os seriais do Windows e Office. Daí me fiz a seguinte pergunta: Será que terei de ir de computador em computador para coletar estes dados?  Após algumas consultas ao Dr. Google descobri este software simples, porém fantástico: LicenseCrawler.
Ele vasculha o registro do Windows objetivando descobrir rapidamente todos os seriais desejados, seja no computador local ou através da rede  e com isso, consegui descobrir os seriais almejados dos computadores da rede sem sair de minha estação de trabalho.

Note que este programa pode descobrir o serial/chave de qualquer software instalado no computador.

Como utilizar o programa License Crawler

Observação 01: De preferência sua rede deve ser baseada em domínio.
Observação 02: Não é nenhuma novidade que sua conta de usuário deve ser membro de um grupo com privilégios de Administrador.
Observação 03: Caso sua rede for baseada em Grupo de Trabalho, lembre-se que você deve ter uma conta de usuário com senha no computador de destino. Além disso, esta conta deve ser membro do grupo local Administradores.

1. Baixe o LicenseCrawler clicando aqui.

2. Baixe também o Language Pack Português do Brasil clicando aqui.

3. Descompacte o LicenseCrawler para uma pasta de seu interesse.

4. Em seguida descompacte o Language Pack PT-BR e copie o arquivo Pt-Br.lc para a mesma pasta onde se encontram os arquivos do LicenseCrawler, conforme o passo 3.

5. Na pasta descompactada do software, execute o arquivo LicenseCrawler.exe

6. Em "Select your Language" escolha seu idioma preferido. Em nosso exemplo, foi selecionado Português Brasil. Depois clique em OK.

Selecione aqui seu idioma preferido para iniciarmos o LicenseCrawler
Clique na imagem acima para ampliar
7. Aceite os termos de licença clicando no botão Aceitar

8. A janela do programa será aberta. Aqui você tem duas opções: Você pode executar um SCAN local dos seriais, ou seja, executar uma busca por seriais de seu próprio computador ou selecionar uma estação da rede e mandar procurar as chaves nesta estação de trabalho.

Para executar uma busca local, mantenha selecionado a opção Localhost, onde Localhost representa o computador local propriamente dito. Em seguida clique em ProcurarMantenha as opções padrão selecionadas, conforme a figura abaixo:

Para executar um SCAN local com o LicenseCrawler, basta manter selecionado a opção Localhost e em seguida clicar em Procurar
Clique na imagem acima para ampliar

09. Para executar o SCAN na rede, no campo Computador, clique na pequena seta localizada à direita. Se a sua rede for baseada em domínio, uma lista com todas as estações e servidores de sua rede surgirá e assim você poderá escolher o computador desejado. Ao selecionar o micro da rede, mantenha as opções padrão definidas e clique no botão Procurar. No exemplo abaixo, o micro da rede MCP-001 foi verificado com o LicenseCrawler e o serial do Windows XP foi identificado.

O serial number do Windows XP foi identificado com êxito pelo programa License Crawler no micro MCP-001
Clique na imagem acima para ampliar

10. Entretanto, é possível que surja uma mensagem de erro, indicando que não foi possível conectar-se ao registro remoto e com isso o License Crawler é impedido de identificar os seriais. Nesse caso, como resolver esta questão?

Mensagem de erro! LicenseCrawler não conseguirá acesso a este computador.
Clique na imagem acima para ampliar.


Como resolver o problema "Error:11001 Can't connect remote registry" 

O License Crawler apenas consegue a proeza de identificar as keys dos micros da rede porque ele obtem acesso a um serviço do Windows chamado Registro remoto. Quando o Registro remoto não está ativado no computador de destino, este erro acontece. Como resolver esta questão rapidamente, sem acessar pessoalmente o computador de destino?

1.  Clique  no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou clique no menu Iniciar -  Pesquisar programas e arquivos (Windows 7 e Server 2008 R2).Para Windows Server 2008 clique no menu Iniciar - Iniciar Pesquisa.

2. Digite services.msc no campo apropriado em seguida pressione Enter.

3. Na coluna à esquerda, clique com o botão direito do mouse sobre Serviços (local)e depois clique em Conectar-se a outro computador...


Clique em Conectar-se a outro computador...
Clique na imagem acima para ampliar

4. Quando surgir a janela Selecionar computador, digite o nome ou IP computador da rede, conforme a figura abaixo. Depois clique em OK. Lembre-se que o nome ou IP computador da rede deve estar no formato UNC (ex: \\server01)

O computador remoto de nosso exemplo é o MCP-001.
Clique na imagem acima para ampliar


5. A partir deste momento estamos acessando o Snap-in Serviços do computador da rede (em meu exemplo é o MCP-001) e não mais o computador local. Localize na lista de serviçosà direita a opção Registro remoto e clique duas vezes sobre o mesmo.

6. Na janela Propriedades Registro remoto (entre parênteses fica o nome ou IP do computador da rede. Em meu exemplo é MCP-001, lembra?) verifique o campo Tipo de inicialização. Neste campo escolha a opção Manual ou Automático (Recomendo a opção Manual). Em seguida clique no botão Iniciar. Depois clique em Aplicar e OK.

OBS: Caso surjam mensagens de erro do tipo que o serviço Plug and Play ou outro qualquer for necessário para a inicialização do Registro remoto, clique em OK em todas as janelas deste tipo que aparecerem.

Após escolher o tipo de inicialização (Automático ou Manual) clique no botão Iniciar
Clique na imagem acima para ampliar.

7. Agora execute o License Crawler normalmente para verificar o computador da rede desejado.

Considerações finais:
  • Se a key do programa desejado não aparecer selecione HKEY_ALL e depois clique em Procurar.
  • Se pode digitar o nome do micro diretamente no campo Computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário