Governança de TI: Boas práticas da gestão dos serviços de tecnologia da informação, na transição, operação e melhoria contínua.
Cinco títulos de ciclo de vida formam o núcleo das práticas do ITIL:
- Estratégias de Serviços
- Desenho de Serviços
- Transição de Serviços
- Operação de Serviços
- Melhoria Contínua de Serviços
Esquema do ITIL V3
Estratégia - Planos do lugar, marketing, aprovação da construção.
Desenho - Arquitetos, desenhistas.
Transição - Onde é verificado o planejamentos, se as coisas estão em conformidade com o regulamento das construções e funcionarão como pretendido.
Nível de Serviço;
Capacidade;
Disponibilidade;
Financeiro;
Continuidade de Serviços de TI;
Gerenciamento de nível de serviço:
Desenhando o serviço - é onde é feito o entendimento entre as necessidades dos clientes.nessa parte que é feita as negociações e registrar todos os serviços abordados.
- Definir, documentar, acordar, monitorar, medir, reportar e revisar o nível de serviço de TI fornecido;
- Fornecer e melhorar o relacionamento e comunicação com o negócio e clientes;
- Assegurar que metas específicas e mensuráveis sejam desenvolvidas para todos os serviços de TI; Monitorar e melhorar a satisfação do cliente com a qualidade do serviço entregue;
- Assegurar que TI e cliente tenham uma expectativa clara e não ambígua sobre o nível de serviço a ser entregue;
- Assegurar que as medidas proativas para melhorar os níveis de serviço entregues sejam aplicados sempre que seja economicamente justificável fazê-las;
Gerenciamento a capacidade:
Vamos analisar a capacidade das tecnologias que serem usadas e fazer o planejamento e colocar metas.
Objetivos deste processo são:
Produzir e manter um plano de capacidade apropriado e atualizado, refletindo as necessidades atuais e futuras do negócio;
Fornecer conselhos e diretrizes para todas as áreas de negócio e de TI sobre questões relacionadas à capacidades e ao desempenho;
Garantir que o desempenho do serviço seja alcançado ou exceda todas as metas acordadas, através do Ger. da Capacidade tanto dos serviços como dos recursos envolvidos;
Assistir no diagnóstico e resolução de incidentes e problemas relacionados a questões de desempenho e capacidade;
Avaliar o impacto de todas as mudanças no plano de capacidade e o desempenho e capacidade de todos os serviços e recursos;
Garantir que medidas proativas sejam implantadas para melhorar o desempenho dos serviços a um custo justificável;
É feito uma balança entre custo X capacidade, e fornecimento X demanda. Para isto, ele requer o suporte a subprocessos
Gerenciamento da Capacidade do Negócio:
Traduz as necessidades do negócio e planos em requisitos para os serviços e para a infraestrutura de TI;
Assegura que os registros de negócio futuros para os serviços de TI sejam quantificados, desenhados, planejados e implantados em tempo hábil;
Gerenciamento da Capacidade de Serviço:
Gerencia, controla e faz previsão de desempenho e capacidade de ponta a ponta dos serviços de TI em uso e de cargas de trabalho;
Assegura que o desempenho de todos os serviços, conforme detalhado nas metas de serviço dentro dos ANS e RNS, seja monitorado e medido, e que os dados coletados sejam gravados, analisados e reportados;
Capacidade de Componente: Gerencia, controla e faz previsão do desempenho, utilização e capacidade de cada um dos componentes de TI individuais;
Assegura que todos os componentes dentro da infraestrutura de TI que tenham recursos finitos sejam monitorados e medidos, e que os dados coletados sejam gravados, analisados e reportados;
Gerenciamento da Capacidade de Componente: Gerencia, controla e faz previsão do desempenho, utilização e capacidade de cada um dos componentes de TI individuais;
Assegura que todos os componentes dentro da infraestrutura de TI que tenham recursos finitos sejam monitorados e medidos, e que os dados coletados sejam gravados, analisados e reportados;
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