Recuperação do Active Desktop

Em redes Windows baseadas em domínio, normalmente as grandes corporações criam um papel de parede padrão  com o nome da organização, slogan, etc. Visando facilitar a implementação deste papel de parede em todos os computadores da empresa, faz-se uma breve configuração no servidor que atua como controlador de domínio (DC) na rede. Esta configuração consiste em criar uma diretiva; mais conhecida como GPO (Group Policy Objects) no DC já mencionado. Por meio desta GPO, o papel de parede padrão será  definido automaticamente em todos os computadores da corporação.

No entanto, "como nem tudo são flores" eventualmente problemas com a aplicação deste papel de parede podem acontecer como o corrompimento do wallpaper em uma ou mais estações de trabalho. O papel de parede padrão desaparece e em seu lugar surge a famigerada tela abaixo:

O famoso erro "Recuperação do Active Desktop"
Clique na imagem acima para ampliar

Resolvendo o problema "Recuperação do Active Desktop" 


1- Primeiramente tente reduzir a resolução de vídeo para, por exemplo, 800x600 e em seguida aumente para a resolução de vídeo desejada. Para tal clique  no menu Iniciar– Executar (Windows XP) ou clique no menu Iniciar -  Pesquisar programas e arquivos (Windows 7).
Digite desk.cpl. Para Windows 7/Server 2008 selecione a resolução 800x600, clique em Aplicaraltere para a resolução desejada e novamente clique em Aplicar. Em sua área de trabalho, clique em F5 para atualizá-la.
Para Windows XP será o mesmo processo para Windows 7 com a única exceção de clicar antes na guia Configurações. Em sua área de trabalho, clique em F5 para atualizá-la.

Caso o erro persista, siga para o passo dois

Observação importanteOs procedimentos abaixo requerem manipulação no registro do Windows. Faça a devida edição com extrema cautela, pois qualquer alteração indevida poderá resultar em grave falha no sistema operacional. Restrinja-se em fazer apenas o que for ensinado (a).

2-
 Clique novamente no menu Iniciar – Executar (Windows XP) ou clique no menu Iniciar -  Pesquisar programas e arquivos (Windows 7).  

3- Digite regedit

4- Acesse o seguinte caminho:

HKEY_USERS/S-1-5-21-199545654-1198993787-798298422-1612/Software/Microsoft/Internet Explorer/Desktop/Scheme/Display

Observação: A chave S-1-5-21-199545654-1198993787-798298422-1612 varia de computador para computador, ou seja, sempre apresentará caracteres diferentes em diferentes computadores.

5- Clique duas vezes na chave Display.

6- Em Dados do valordelete o valor Safemode.

7- Clique em OK e feche o Editor do Registro.

8- Clique na área de trabalho com o botão direito do mouse e depois clique em Atualizar.

Se mesmo assim o problema persistir (o que é raro), execute o comando GPUPDATE /FORCEe caso o wallpaper ainda não apareça, reinicie o computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário