ITIL V2 (2000-2006)


Estes sete livros constituem o corpo da ITIL V2. Abaixo você terá uma descrição resumida do propósito de cada livro:

Suporte a Serviços: descreve os processos associados ao suporte do dia-a-dia e atividades de manutenção associadas com a provisão de Serviços de TI. 

Entrega de Serviços: cobre os processos necessários para o planejamento e entrega de Serviços de TI com qualidade e se preocupa ao longo do tempo com o aperfeiçoamento desta qualidade. 

ICT – Gerenciamento da Infraestrutura: cobre todos os aspectos do Gerenciamento da Infraestrutura como a identificação dos requisitos do negócio, testes, instalação, entrega, e otimização das operações normais dos componentes que fazem parte dos Serviços de TI. 

Planejamento para Implementação do Gerenciamento de Serviços: examina questões e tarefas envolvidas no planejamento, implementação e aperfeiçoamento dos processos do Gerenciamento de Serviços dentro de uma organização. Também aborda questões relacionadas à Cultura e Mudança Organizacional. 

Gerenciamento de Aplicações: descreve como gerenciar as aplicações a partir das necessidades iniciais dos negócios, passando por todos os estágios do ciclo de vida de uma aplicação, incluindo até a sua saída do ambiente de produção (quando o sistema é aposentado). Este processo dá ênfase em assegurar que os projetos de TI e as estratégias estejam corretamente alinhados com o ciclo de vida da aplicação, assegurando que o negócio consiga obter o retorno do valor investido. 

Perspectiva de Negócio: fornece um guia para ajudar o pessoal de TI a entender como eles podem contribuir para os objetivos do negócio e como suas funções e serviços podem estar mais bem alinhados e aproveitados para maximizar sua contribuição para a organização. 

Gerenciamento da Segurança: detalha o processo de planejamento e gerenciamento em um nível mais detalhado da segurança da informação e Serviços de TI, incluindo todos os aspectos associados com a segurança dos incidentes. Também inclui uma avaliação e gerenciamento dos riscos e vulnerabilidade, e implementação de justificáveis para a implementação de contra-recursos (estratégia de segurança). 

Cada livro da ITIL V2 é endereçado a uma parte do framework. Cada um provê uma descrição geral do que é necessário para organizar o gerenciamento dos serviços de TI. A ITIL V2 define os objetivos e atividades, as entradas e saídas para os processos de TI. Entretanto, não é uma descrição específica de como deve ser implementado o processo. A ênfase é na abordagem que tem sido aprovada na prática, mas que, dependendo da circunstância, pode ser implementada de várias maneiras.



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