O comando netstat – exibindo informações sobre portas

O comando netstat está disponível no Windows 2000, Windows XP, Widows Seven e Windows Server. Este comando exibe estatísticas do protocolo TCP/IP e as conexões atuais da rede TCP/IP. O comando netstat somente está disponível se o protocolo TCP/IP estiver instalado. A seguir apresento alguns exemplos de utilização do comando netstat e das opções de linha de comando disponíveis.
  • netstat –a: O comando netstat com a opção –a exibe todas as portas de conexões e de escuta (listening). Conexões de servidor normalmente não são mostradas. Ou seja, o comando mostra as portas de comunicação que estão na escuta, isto é, que estão aptas a se comunicar. Na listagem a seguir mostramos um exemplo do resultado da execução do comando netstat –a, em um computador com o nome micro01. O estado LISTENING significa, esperando, na escuta, ou seja, aceitando conexões na referida porta. O estado ESTABLISHED significa que existe uma conexão ativa na respectiva porta:

  • netstat –e: Esta opção exibe estatísticas sobre a interface Ethernet do computador. A interface Ethernet é, normalmente, a placa de rede local, que conecta o computador a rede da empresa. Esta opção pode ser combinada com a opção –s, que será descrita mais adiante. A seguir um exemplo da execução do comando netstat –e: 
  • netstat –n: Exibe endereços e números de porta em forma numérica (em vez de tentar pesquisar o nome). A seguir um exemplo da execução do comando netstat –n:

  • netstat –s: Exibe estatística por protocolo. Por padrão, são mostradas estatísticas para TCP, UDP, ICMP (Internet Control Message Protocol, protocolo de acesso às mensagens de Internet) e IP. A opção -p pode ser utilizada para especificar um ou mais protocolos para os quais devem ser exibidas estatísticas. A seguir um exemplo da execução do comando netstat –n:

  • netstat –p: Mostra conexões para o protocolo especificado por protocolo, que pode ser tcp ou udp. Se utilizado com a opção -s para exibir estatísticas por protocolo, protocolo pode ser tcp, udp, icmp ou ip. . A seguir um exemplo da execução do comando netstat –p, onde são exibidas informações somente sobre o protocolo ip: netstat –s –p ip:


  • netstat –r: Exibe o conteúdo da tabela de roteamento do computador. Exibe os mesmos resultados do comando route print, discutido em uma das primeiras partes deste tutorial.
  • A opção intervalo: Você pode definir um intervalo, dentro do qual as estatísticas geradas pelo comando netstat serão atualizadas. Por exemplo, você pode definir que sejam exibidas as estatísticas do protocolo ICMP e que estas sejam atualizadas de cinco em cinco segundos. Ao especificar um intervalo, o comando ficará executando, indefinidamente e atualizando as estatísticas, dentro do intervalo definido. Para suspender a execução do comando, basta pressionar Ctrl+C. O comando a seguir irá exibir as estatísticas do protocolo IP e irá atualizá-las a cada 10 segundos:
  • netstat –s –p ip 10 Além disso existem programas que fazem o Netstat de maineira mais visual como o X-Netstat


Nenhum comentário:

Postar um comentário