O que mais se busca atualmente são aplicativos que permitem fazer transmissão de vídeo ao vivo e isso ajuda na comunicação com o público para muitos profissionais, mas também pode ser utilizado para uso pessoal, alguns desses aplicativos cada vez mais popular para fazer transmissão de vídeo ao vivo são:
- Periscope: o pericose é um aplicativo que é interligado com o Twitter, esse aplicativo tem uma interface muito fácil de compreender e com total interação com o microblog, possibilitando inclusive fazer transmissões públicas ou privadas.
- Livit: é um aplicativo utilizado por smartphones que possuem o sistema operacional iOS e é uma alternativa do Periscope, que tem função até mesmo para bate papo.
- Live in Five: pensado para quem usa sistema operacional Android esse aplicativo está sendo bastante utilizado e ele possui interação direta com o Youtube.
- uStream: esse aplicativo pode ser utilizado por iOS e Android é um aplicativo de plataforma streaming Ustream que pode ser utilizado para transmissão de vídeos ou para ver conteúdo de amigos e ainda oferece uma versão para web.
- Livestream: é um aplicativo gratuito que funciona como uma rede social e possui interação com diferentes serviços, este aplicativo é muito completo para fazer transmissão de vídeo ao vivo.
Dicas para fazer uma boa transmissão de vídeo ao vivo
Quando o assunto é arrasar em uma transmissão de vídeo ao vivo é preciso tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas que podem te ajudar no desenvolvimento de uma boa transmissão de vídeo ao vivo que pode ser usada para um perfil pessoal ou profissional.
A utilização de algumas dicas pode ajudar a tornar sua transmissão mais profissional e ainda arrasar nos compartilhamentos, essas dicas auxiliam para uma boa transmissão em diferente plataforma, algumas dessas dicas são:
- Sempre é bom criar uma expectativa em seus seguidores para a divulgação de como será a transmissão.
- Tenha um objetivo ao iniciar a transmissão, é preciso ter uma linha a seguir ao iniciar a transmissão para que o vídeo faça sentido.
- Tenha sempre uma boa conexão, isso ajuda a não perder o foco e conseguir concluir a transmissão sem que essa fique travando ou caindo;
- Determine o tempo de duração da transmissão, é muito importante para fazer uma transmissão de vídeo ao vivo ter um tempo determinado para que essa seja construtiva e não perca o foco.
Como as transmissões ao vivo ajuda na educação
Vamos focar em como professores e alunos podem se beneficiar desse recurso interessante.
Não é muito difícil de entender como um professor pode usar essa tecnologia, não é? Vamos supor que a pessoa tenha interesse em dar uma aula para sua turma. Ele pode fazer isso através do seu celular, sem precisar ir pra lugar nenhum.
Quase todo mundo tem smartphone hoje em dia.
Isso pode beneficiar muitos professores particulares e principalmente aqueles que possuem canais no YouTube ou querem se tornar vloggers para ganhar um dinheiro a mais como os Youtubers da vida, não é mesmo?
Se você, professor ou não, quer aprender a criar transmissões com mais qualidade, siga essas dicas valiosas.
Dicas pra fazer as melhores transmissões ao vivo nas redes sociais
Conte novidades
Descobriu alguma novidade ou novo fato interessante? Faça uma transmissão sobre isso. O mesmo serve para novos produtos, novas tecnologias e tudo que você pode achar interessante para o público.
Esses “reviews” são interessantes para quem está vendo a transmissão (que não precisa ser longa).
Faça um vídeo de perguntas e respostas
Esse tipo de transmissão é o que mais gera engajamento por parte dos seguidores. Essa é uma dica que serve de forma geral.
Na área da educação seria interessante fazer uma transmissão respondendo as dúvidas sobre um assunto ou uma matéria específica.
Já imaginou o quanto seria interessante uma transmissão ao vivo respondendo as dúvidas dos alunos sobre a última aula ou uma revisão antes da prova?
Se prepare para a transmissão
Não comece a transmissão antes de ter um roteiro que seguirá. Mesmo que queira uma transmissão descontraída com nada combinado, é importante ter um roteiro para evitar o desvio do foco da conversa ou da apresentação.
Assim a transmissão fica objetiva e mais interessante.
É importante também falar para quem estiver acompanhando a transmissão sobre o curso que o vídeo vai tomar.
Defina também o tamanho que a transmissão vai ter, não se alongue muito e nem seja muito breve. Estude bem o assunto e determine uma duração condizente com ele.
Tenha uma boa conexão e um bom sistema de captura de som
Tenha certeza de ter uma conexão boa e sempre tente realizar as transmissões de um lugar com boa acústica, sem ecos e sem barulhos externos.
Se alguém passar a ouvir a transmissão e já notar áudio ou imagem ruim a chance de desistirem de acompanhar a live é bem alta.
Lembre-se de interagir com seus espectadores
Sempre reserve um momento para responder dúvidas e ler o feedback da sua transmissão. Espectadores gostam quando eles são lembrados e são dados importância.
Esse é uma importante dica para fazer a sua live crescer e ganhar força, além de ser mais produtiva.
Essas são dicas simples que melhorarão a qualidade de qualquer transmissão ao vivo.
O que vocês acham das transmissões pelas redes sociais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário