Durante as andanças pela área de TI de cá e de lá, é muito fácil ver o “circo pegando fogo” nas organizações, onde a equipe de TI procura atender chamados daqueles de corredor, de levantar da mesa e gritar com o fulano por um problema e por aí vai… chega a ser engraçado a situação no momento em que ocorre.
Pra falar a verdade é algo horrível não? Além de toda a disciplina para que se possa montar uma estrutura mínima de atendimentos de primeiro nível (como sugere o ITIL), organizando níveis de solução como os famosos “Direcionadores” e “Solucionadores” é necessário organizar e melhorar a estrutura de atendimento as ocorrências.
Independente de você estar alinhado utilizando um help-desk de primeiro nível para filtrar a informação e cadastrar os incidentes, muitas vezes organizações menores precisam romper a inércia de ter um meio de fazê-lo. Estas organizações onde o “grito” de um guichê para o outro serve de ocorrência para o problema, muitas vezes não tem no seu software de gestão um módulo que atenda bem este tipo de necessidade.
Para facilitar a vida do pessoal de TI do mercado SMB, existem alternativas como o OCOMON, que nada mais é do que um sistema em que você pode organizar e cadastrar o seu parque de ativos e utilizá-los associando estes aos usuários para abertura de chamados. Implantando este sistema (que não tem custo de ativo) e treinando seus usuários, o pessoal de TI pode de forma muito fácil visualizar o chamado, interagir com este e fechá-lo sem grandes dificuldades, tudo isso através de uma amigável interface web (tecnologia PHP e MySQL). A partir de agora não há desculpas como “não tenho um software pare gerenciar meus chamados e organizar minha casa” baixe este produto e passe a gerar estatísticas dos seus atendimentos, chamados de atividades preventivas nos seus ativos (seja um hardware, servidor, software) execute o mostre o resultado do trabalho organizado com a ajuda do ocomon.
Vale a pena conferir gente, mais uma forma de você estar alinhado ao modelo ITIL permitindo cadastro e organização dos incidentes com sua equipe controlando todo o ciclo de vida deste, e também cadastrar os seus ativos montando uma CMDB.
Muito tranquilo de implementar e o resultado é muito bom! Aproveite para verificar as empresas que usam o produto, tem gente de peso…
Abraço a todos!
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