Mais seguro do que remediar: sistema de backup para evitar perda de dados
Fazer backup de dados é uma coisa que todos devem fazer para evitar a perda de dados e os ataques de resgate mais recentes mostraram o quão importante é se preparar para o pior e poder restaurar dados rapidamente.
Uma vez que isso é fundamental para manter os dados intactos, o próprio Windows vem com seus próprios recursos de backup de dados, embora seja evidente que existem muitos usuários que preferem manter soluções de terceiros por vários motivos.
E sim, existem muitos programas que podem fornecer funcionalidades mais avançadas do que as ferramentas de backup no Windows, mas para a maioria das pessoas, os recursos da Microsoft são apenas a escolha perfeita.
Uma das coisas que a Microsoft está tentando fazer agora no Windows 10 é livrar-se do clássico Painel de controle e mover todas as opções para o aplicativo Configurações. E enquanto a empresa removeu as formas mais fáceis de iniciar o Painel de controle, as opções para criar uma imagem do sistema para fins de backup ainda estão lá. Isso significa que, à primeira vista, alcançar essa funcionalidade não é tão direto como deveria ser.
Antes de detalhar o processo de criação de uma imagem do sistema, vamos discutir outra coisa. Quais são as diferenças entre uma imagem do sistema e um ponto de restauração?
Ao criar um ponto de restauração é substancialmente mais fácil porque tudo o que você precisa fazer é digitar criar ponto de restauração no menu Iniciar, os dados que faz backup não são tão abrangentes quanto o incluído em uma imagem do sistema. Os pontos de restauração são destinados principalmente a arquivos, como os armazenados em bibliotecas de sistema, enquanto uma imagem do sistema é um backup completo de toda a unidade. Isso torna muito mais útil no caso de incidentes como infecções de malware. Excertos da documentação oficial da Microsoft:
"Os pontos de restauração são criados para permitir aos usuários a escolha dos estados anteriores do sistema. Cada ponto de restauração contém as informações necessárias necessárias para restaurar o sistema ao estado escolhido. Os pontos de restauração são criados antes que as alterações de chave sejam feitas no sistema. "
" As imagens do sistema contêm todas as informações em seu PC em um determinado estado. "
Crie uma imagem do sistema a partir do painel de controle clássico. Para fazer isso, basta iniciar o Painel de controle (digite Painel de controle no menu Iniciar, à medida que o atalho do menu Win + X foi removido) - observe que apenas algumas opções ainda estão disponíveis lá e, em seguida, vá para o seguinte caminho:
Painel de controle> Sistema e segurança> Backup e restauração (Windows 7)> Criar uma imagem do sistema
Crie uma imagem do sistema a partir do aplicativo Configurações.
Como a Microsoft está movendo opções do Painel de controle para o aplicativo Configurações, a empresa logo ou mais tarde executará a migração da criação de imagem do sistema também. O primeiro passo já foi feito, e você pode alcançá-lo também nas Configurações, embora isso também o leve ao mesmo menu do Painel de Controle:
Configurações> Atualização e segurança> Backup> Procurando um backup antigo> Vá para Backup e restauração (Windows 7)> Criar uma imagem do sistema
Construir a imagem do sistema real é um processo de poucos passos e, uma vez que você inicia o recurso, você será solicitado a escolher onde salvar o backup. Você pode salvar a imagem em um disco rígido ou unidade removível (todas as unidades devem ser formatadas como NTFS), em um ou mais DVDs ou em uma localização de rede. O armazenamento da imagem nas unidades locais não é recomendado se ocorrer o incidente de resgate de rede acima mencionado.
Uma vez que você escolhe a localização, o Windows solicita que você selecione a unidade para fazer backup, e depois o processo começa e seus dados são copiados.
Caso você esteja se perguntando quanto tempo demora, isso depende do tamanho da unidade e da quantidade de dados armazenados nele. Antes do início do processo, você receberá uma estimativa de quão grande será a imagem do sistema - não se preocupe com a falta de espaço; O Windows verifica automaticamente o caminho selecionado para o espaço disponível e, se não houver espaço suficiente, o processo não é iniciado.
Uma vez que a imagem do sistema é criada, você recebe uma mensagem simples que lê O backup concluído com êxito e você só precisa pressionar OK.
Fazer isso regularmente pode ajudá-lo a minimizar o risco de perda de dados e a rapidez com que o malware evolui nos dias de hoje, os sistemas no local de trabalho realmente devem ser copiados de vez em quando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário