Leva apenas alguns minutos para desinstalar uma chave de produto
A ativação de uma versão do Windows 10 tornou-se bastante bruta graças ao novo sistema da Microsoft que vincula uma licença à sua ID de hardware e a armazena no servidor de ativação, mas e se você quiser desativar o sistema operacional e remover completamente a chave do produto?
A Microsoft não fornece esses recursos no aplicativo Configurações, mas, felizmente, na verdade, há uma maneira fácil de fazer tudo, e não demora mais do que apenas alguns minutos.
Se você está se perguntando por que na Terra alguém gostaria de desativar o Windows 10 e desinstalar a chave do produto, porque alguns usuários pretendem manter suas licenças ao vender seus dispositivos. Assim, por exemplo, você pode vender seu laptop com o Windows 10 pré-instalado, mas sem deixar o novo proprietário ativar o sistema operacional com sua chave de licença.
A reinicialização do Windows 10 não removerá a chave do produto, então, após o comprador completar o assistente de configuração e voltar para a área de trabalho, o sistema operacional será mais uma vez ativado graças ao novo sistema com o qual conversei anteriormente. A menos que você desative o Windows 10 e desinstale a chave do produto, ou seja, deixando o novo proprietário com apenas uma opção: ative o sistema operacional com sua própria licença ou use o Windows 10 como um teste por 30 dias.
Tudo se resume a apenas dois comandos diferentes, e vou explicar ambos saberem exatamente o que você está fazendo.
Verificando o status de ativação do Windows 10
Em primeiro lugar, você deve estar logado com uma conta de administrador na instalação do Windows 10 Fall Creators Update que deseja desativar. Inicie uma janela de comando ou PowerShell com privilégios de administrador (clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e acesse o PowerShell Admin ).
O primeiro comando que vamos usar no utilitário de linha de comando elevado que você acabou de lançar é o seguinte:
slmgr /upk
Com este comando, o Windows 10 Fall Creators Update desinstalará a chave do produto do seu computador. Quando o processo estiver concluído, o que não deve demorar mais que alguns segundos, você deve ver uma mensagem que lê "Chave de produto desinstalada com sucesso".
Nenhuma outra informação aparecerá na janela do PowerShell que você está executando para além da referida caixa de diálogo.
Isso significa que sua chave de produto foi removida, embora você ainda precise desmarcá-la do registro. Existem muitas soluções de terceiros que podem digitalizar o registro do Windows, encontrar uma chave de produto e, em seguida, extraí-la, então você deve removê-la manualmente também. Vale a pena saber, no entanto, que os dispositivos vendidos com uma chave de produto OEM diretamente incorporada no UEFI não podem ter a chave de produto totalmente removida.
O seguinte comando pode ser usado para limpar a licença do registro e torná-lo totalmente irrecuperável - neste momento, você deveria ter feito backup da chave do produto, pois você não pode recuperá-lo mais tarde se você mudar sua mente:
slmgr /cpky
Assim como no caso do comando anterior, você receberá uma mensagem dizendo que "a chave do produto do registro foi desmarcada com sucesso". Novamente, nenhuma outra informação é exibida na janela PowerShell ou Prompt de comando que você está executando.
Neste ponto, o Windows 10 Fall Creators Update deve ser desativado e a chave não deve estar mais disponível no registro.
Para verificar se a sua instalação do Windows 10 não está mais ativada, você pode iniciar o aplicativo Configurações e encaminhar para Atualizar & Segurança> A ctivação> Windows ou simplesmente digitar winver no menu Iniciar. Se o processo foi concluído com êxito, você deve ver uma mensagem dizendo "Windows não está ativado" e uma segunda leitura "ID do produto: não disponível".
Reinicie seu computador apenas para se certificar e, em seguida, você pode vender seu computador de forma segura porque ninguém pode recuperar a chave de produto do Windows.
Nenhum comentário:
Postar um comentário