História
Tudo começou em Dezembro de 1990. O engenheiro Patrick Naughton, da Sun Microsystems, estava insatisfeito com as ferramentas e APIs do C++ da Sun, estando disposto a passar a usar a plataforma Next, a Sun ofereceu a ele a chance de trabalhar numa nova tecnologia, tendo início assim, o projeto "Stealth".
Em 1991, o projeto foi renomeado para "Green", tendo James Gosling e Mike Sheridan se juntado a Patrick e junto com outros engenheiros da Sun iniciaram os trabalhos. O objetivo deste projeto, era antecipar a "próxima onda" tecnológica do mundo digital. Eles acreditavam que em breve os equipamentos e eletrodomésticos de uso diário estariam interagindo mais e mais com os usuários, e para dar suporte a isso precisava ser criada uma plataforma de desenvolvimento inteiramente nova, e principalmente: orientada a objetos.
Para implementar esta nova plataforma, eles precisavam de uma linguagem de programação que atendesse a dois principais requisitos: ser compacta e ser confiável. Bill Joy, um dos fundadores da Sun, já havia proposto uma nova linguagem de programação, combinando as linguagens "Mesa" e "C", e chegou a sugerir que os engenheiros da Sun produzissem um ambiente orientado a objetos, baseado no C++.
Gosling, tentou modificar e estender o C++, mas acabou abandonando a ideia, em favor de uma linguagem inteiramente nova. Esta linguagem foi inicialmente batizada de Oak, que quer dizer carvalho, em alusão a uma árvore que Gosling podia observar quando olhava pela janela do seu escritório.
Durante meses, 16 pessoas trabalharam num escritório de Sand Hill Road, no Menlo Park, num protótipo para demonstrar a ideia na prática, e em Setembro de 1992, eles estavam prontos para demonstrar partes desta nova plataforma, incluindo o sistema operacional "Green", a linguagem Oak, as bibliotecas e o hardware. O protótipo se chamava *7 (leia-se "StarSeven"), um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen para Televisões interativas.
A interface gráfica possuía um sistema de ajuda interativa apresentado por um personagem virtual, um mascote criado por Joe Palrang que hoje é amplamente conhecido no mundo Java, o Duke. O *7 tinha a habilidade de controlar diversos dispositivos e aplicações. Tudo isso foi criado usando a linguagem Oak. Infelizmente, apesar de todos os esforços, esta tecnologia acabou se mostrando muito avançada para a indústria de TV a cabo daquela época.
Por outro lado, a internet vinha se desenvolvendo paralelamente num ritmo muito acelerado.
No início de Julho de 1994, depois de três dias de brainstorming com John Gage, diretor de ciência da Sun, Gosling, Joy, Naughton, Wayne Rosing, e Eric Schmidt, resolveram redirecionar o projeto para a internet, ficando Gosling incumbido de liderar o projeto.
Eles vislumbraram que com o advento de navegadores com capacidade gráfica como o Mosaic, a internet estava no caminho para evoluir no mesmo caminho de mídia altamente interativo que eles haviam proposto para a industria de TV a cabo. A título de protótipo, Naughton escreveu um pequeno navegador chamado WebRunner (devido ao filme Blade Runner), mais tarde renomeado para HotJava.
A primeira demonstração pública do WebRunner foi feita por John Gage e James Gosling no evento "Technology Entertainment Design Conference" em Monterey, California no início de 1995.
Este evento pode ser considerado um marco, pois não havia nada de muito interessante numa nova linguagem apresentando uma página contendo um texto e imagens num clone do Mosaic. A apresentação se arrastava sem chamar a atenção da audiência. Porém dois demos fizeram a audiência vibrar:
Num deles, Gosling moveu o mouse sobre a imagem 3D de uma molécula fazendo com que ela se movesse nos 3 eixos, conquistada a atenção da plateia, Gosling foi além, apresentando um algoritmo animado de ordenação onde três conjuntos de linhas horizontais de tamanhos randômicos eram ordenados da menor para a maior simplesmente movendo as linhas para cima e para baixo. A plateia nunca tinha visto nada além de imagens estáticas num navegador. Aquilo era realmente revolucionário!
Mais tarde, no início de 1995, a linguagem foi rebatizada para Java, depois que uma pesquisa de patentes revelou que o nome Oak havia sido registrado pela empresa Oak Technology. A primeira versão pública do Java foi anunciada em Maio de 1995 no evento "SunWord". Era o Java 1.0a2 com o navegador HotJava.
No mesmo evento a Netscape anunciou que os seus navegadores iriam incluir suporte a Java. Em Janeiro de 1996 a Sun criou o grupo JavaSoft para desenvolver a tecnologia Java.
Nesta nova versão da linguagem, Gosling, procurou implementar uma máquina virtual e uma linguagem usando notações semelhantes a linguagem C/C++. Com a promessa de se escrever uma vez e executar em qualquer lugar - "Write Once, Run Anywhere" (WORA) - gerando executáveis sem custo para as plataformas mais populares.
Rapidamente, a maioria dos navegadores Web incorporaram a habilidade de executar applets Java nas páginas Web, fazendo com que Java se tornasse popular ainda mais rápido. Com o advento do Java 2 (lançado inicialmente como J2SE 1.2 no início de 1999), versões diferentes e customizadas começaram a surgir (J2EE, J2ME), em 2006 por questões de marketing a Sun renomeou as versões mais novas de J2 para: Java EE, Java ME e Java SE respectivamente.
Em novembro de 2006, a Sun começou a liberar a maior parte do Java como software de código aberto "open source", sob os termos da licença pública GNU. Este processo terminou em Maio de 2007, tendo ficado toda a parte essencial do Java disponível nos termos de software livre e código aberto, exceto uma pequena parte sobre a qual a Sun não detém o copyright.
Logo após a aquisição da Sun pela Oracle em 2010, a Oracle se auto proclamou como sendo a "Guardiã da tecnologia Java" com um compromisso incansável de promover uma comunidade participativa e transparente.
Características
A linguagem Java, é apenas um dos componentes da plataforma Java.
O termo "Java" na verdade se refere a um grupo de produtos e especificações da Sun Microsystems, atualmente uma subsidiária da Oracle, que juntos constituem uma plataforma de desenvolvimento de software e que permitem a instalação e uso destes softwares em vários ambientes (Sistemas Operacionais e Hardwares) diferentes.
Java é usado num espectro muito amplo de plataformas: desde dispositivos dedicados e telefones celulares, passando por computadores pessoais, indo até servidores Web e Aplicações Corporativas.
A Linguagem Java, é uma mistura de muitas outras, tais como: C, C++, LISP, Objective-C, MESA, Modula3, entre outras. Sintaticamente, ela se assemelha muito a C e C++, porém é muito mais simples que estas, devido ao fato de ser fortemente tipada. Abaixo, citamos algumas outras características da linguagem Java que seus desenvolvedores buscavam quando do seu desenvolvimento.
- Simples
- Portável
- Orientada a Objetos
- Interpretada
- Distribuída
- Alta Performance
- Robusta
- Multi Tarefa
- Segura
- Dinâmica
- De Arquitetura Neutra
Como Funciona?
A execução de um programa java se dá em três ações distintas:
- Crie um programa fonte em Java. Um programa fonte, contém texto escrito na linguagem de programação Java. Um programa Java, pode ser entendido por você e outros programadores. Qualquer editor de texto pode ser usado para criar e editar programas fonte.
- Compile o programa fonte em um arquivo "bytecode". O compilador Java "javac"", traduz o seu programa fonte em instruções que a Máquina Virtual Java (JVM)) pode entender. O compilador armazena estas instruções num arquivo "bytecode".
- Execute o programa contido no arquivo "bytecode". A Máquina Virtual Java, implementa o interpretador Java "java", Este interpretador, processa o arquivo "bytecode" gerando instruções equivalentes de forma que a plataforma em uso (Sistema Operacional e Hardware) consiga entender e executar estas instruções.
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