Aula 03 - Usando o Scrapbook do Eclipse

O que é o Scrapbook?
Nesta aula, vamos explorar um pouco as características da Classe Pessoa usando o Scrapbook do Eclipse. O Scrapbook é uma "joia" escondida no Eclipse, principalmente para os iniciantes em Java, pois permite explorar as instruções Java de forma interativa e ver o que cada uma delas faz internamente.

Usando o Scrapbook
Para usar o Scrapbook, devemos criar uma página de Scrapbook, que permite executar comandos e expressões Java sem precisar criar um programa para isso.
Para criar uma página de Scrapbook, vamos fazer assim: Botão direito do mouse sobre o projeto » New » Other.
Na janela de "Wizards" que é apresentada, selecione: Java » Java Run/Debug » Scrapbook Page » Next.
Especifique um nome para a página e acione o botão Finish.
Com isso, devemos ter a nova página de Scrapbook aberta, assim:

Codificando e Inspecionando
Vamos começar é claro, com algo bem simples:
Temos algumas alternativas para inspecionar o resultado de expressões como esta. Vamos começar, usando o menu da seguinte forma: Selecione o texto da expressão desejada:
Em seguida: » Run » Inspect.
Que deve apresentar o seguinte resultado:
Os espaços entre os argumentos e operadores nas expressões Java, não tem significado para o compilador, portanto, "2+2" e "2 + 2", são tratados exatamente da mesma forma.
Vamos ver agora um trecho de código sendo inspecionado:
Que deve apresentar o seguinte resultado:
Ocorre que eu esqueci de encerrar o comando "a = a * 10" com um ";". Vamos corrigir isso e tentar novamente.
Uma outra forma de verificar o resultado de expressões é: » Run » Display.
Que deve apresentar o seguinte resultado:
Vamos agora inspecionar uma expressão Java para criar um objeto do tipo Date "new java.util.Date()", assim:
Reparem que: na janela de inspeção, temos acesso a todos os atributos do objeto criado.
Já para avaliar trechos de código Java, devemos usar a opção Run » Execute, ou então:
O resultado da execução do comando ou comandos, é exibido na aba "Console".
Nota: Certifique-se de deixar a instrução que você deseja inspecionar sem o ";" no final.

Experiências com a classe Pessoa
Já sabendo como usar o Scrapbook, precisamos agora usá-lo com a classe Pessoa criada anteriormente. Observando o Package Explorer, podemos ver que a página do nosso Scrapbook, está fora do pacote da Classe Pessoa.
Existem vários pacotes criados por terceiros disponíveis para uma aplicação Java. Sendo assim, nada impede de alguém ter criado uma outra Classe chamada Pessoa com características e comportamentos diferentes dos da Classe que nós criamos. A criação e uso de pacotes facilita a identificação de classe de mesmo nome mas com características diferentes.
No nosso caso, quando mencionamos no nosso projeto a Classe "Pessoa", o compilador entende: "com.iniciantes.java.tutorial.Pessoa".
Para que possamos portanto, fazer experiências com a Classe Pessoa no nosso Scrapbook, devemos importar o pacote onde está localizada a Classe.
Vamos aproveitar e conhecer os botões da barra de ferramentas usados nas operações do Scrapbook:
Usando o botão de configuração dos imports, vamos importar para o nosso Scrapbook o pacote da classe Pessoa.
Agora, o nosso Scrapbook entende que: quando mencionamos a Classe "Pessoa", estamos na verdade nos referindo a: "com.iniciantes.java.tutorial.Pessoa".
Isso feito, podemos começar nossas experiências com a Classe Pessoa.
Vamos começar, criando um objeto (instância da Classe) do tipo "Pessoa", com a seguinte instrução:
      Pessoa p = new Pessoa();
      
Sendo:
  • "Pessoa": o tipo do objeto que está sendo criado (a Classe do objeto).
  • "p": a variável que vai representar o objeto (instância da Classe) que está sendo criado.
  • "new": palavra reservada de Java que instrui o compilador a criar um novo objeto do tipo desejado.
  • "Pessoa()": método construtor da Classe, a ser usado na criação do objeto.
Para permitir a inspeção desta instrução, precisamos complementar este trecho de código com a simples menção da variável "p", para que observemos o seu conteúdo, assim:
Podemos observar que: uma vez criado, o objeto assume as características definidas no método construtor padrão da Classe Pessoa, ou seja:
  • maxLivros = 3
  • nome = "Nome Desconhecido"
Agora, se digitamos um ponto ao lado da variável "p", que no momento representa um objeto do tipo Pessoa, podemos ver todos os métodos definidos para este objeto, assim:
Alguns destes métodos, foram criados por nós, como se pode ver no exemplo. Mas por outro lado, podemos ver vários outros que não foram criados por nós. De onde eles surgiram?
Na verdade, aqui podemos observar pela primeira vez um exemplo de "herança" em Java. Todas as Classes Java, são subclasses da Classe "Object", portanto, todas as Classes Java, herdam os métodos da Classe "Object". A Classe "Object" pode ser considerada o "Poderoso Chefão" das Classes, ou "a Classe de todas as Classes".
A forma de chamar um método de um objeto em Java, é usando o ".", logo depois do nome da variável que representa o objeto. Quando usamos o "." no Eclipse, ele nos abre uma lista dos métodos conhecidos daquele objeto para que possamos escolher o que desejamos usar no momento.
Vamos começar nossas experiências, mudando o nome padrão do objeto pessoa que acabamos de criar, assim:
Reparem que o Eclipse possui um sistema de ajuda instantâneo, e já indica o tipo de dado que precisa ser passado para o método.
Prosseguindo temos o seguinte:
Inspecionando...
Vamos prosseguir, alterando o número máximo de Livros para 9, assim:
A título de aprendizado, vamos ver uma outra forma de exibir o resultado, usando um método "get" e usando a opção de "Exibir o Resultado da Avaliação", assim:
Ainda a título de aprendizado, vamos simular um erro e observar como o Eclipse lida com isso.
Vamos supor que ao tentar verificar o resultado da aplicação do método "getMaxLivros()", tenhamos esquecido de digitar o "()", assim:
O Eclipse nos ajuda com mensagens de erro bem claras, assim:
Neste caso, informando que: devido à ausência do (), o nome "getMaxLivros", foi entendido como sendo um possível nome de variável, e como não existe nenhuma variável definida com este nome, o compilador simplesmente não consegue "resolver" este nome.
O Eclipse portanto, não só ajuda evitando que você precise digitar muita coisa, mas também ajuda quando ocorrem erros de digitação, como no exemplo acima.

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