Java para web é com certeza um dos pontos mais forte do Java. O desenvolvimento web em Java faz parte do Java EE (Java Enterprise Edition), que nada mais é do que uma série de especificações detalhadas, mostrando de como deve ser implementado um software que faz determinado serviço, ou seja, não passam de documentações.
Mas é claro, você não precisa implementar tudo do zero, pois existem APIs (Application Programming Interface) prontas para serem usadas, como por exemplo:
- Java Autenthication and Authorization Service (JAAS) – usada para segurança;
- JavaServer Pages (JSP) – para desenvolvimento web;
- Java Server Faces (JSF) – para desenvolvimento web;
- Java API for XML Web Services (JAX-WS) – para trabalhar com arquivos XML e webservices;
- E várias outras.
Bom, para o desenvolvimento web o Java EE é composto pelas seguintes especificações: JSP, Servlets, JSTL e JSF. É aí que o Apache Tomcat entra! O Tomcat é um servlet container, ou seja, é um servidor que suporta essas funcionalidades mas não o Java EE completo. Muito indicado para quem deseja apenas a parte web. Existem alguns servlet containers no mercado, além do Apache Tomcat, temos também o Jetty da Mort Bay.
Mas enfim, como instalar o Tomcat no Eclipse IDE? Bom, primeiramente você deve entrar no site do Apache Tomcat e no menu lateral Download escolher a versão desejada, no caso, iremos escolher Tomcat 7.0. Agora, basta fazer download do Core (pode ser em zip mesmo).
Após concluído o donwload, basta extrair o zip em um local de fácil acesso (no meu caso, eu extraí junto com a pasta do Eclipse). Agora, abra o Eclipse!
Bom, para inicio de conversa, vamos mudar a perspectiva do Eclipse para Java EE, assim:
Na aba Servers (caso não esteja visualizando, aperte Ctrl+3 e digite Servers e dê Enter), clique com o botão direito e selecione New > Server:
Selecione Apace Tomcat v7.0 Server e clique em Next:
Agora, selecione o diretório onde você descompactou o Tomcat e clique em Finish:
Pronto! O Tomcat está instalado:
Vamos agora, deixar o Tomcat no modo padrão do próprio Tomcat. Para isto, dê duplo clique no servidor Tomcat e marque a opção Use Tomcat installation na seção Server Locations:
Salve e feche essa tela. Agora, para executá-lo, selecione o servidor e clique em Start (ícone verde de play na view servers, ou simplesmente, Ctrl+Alt+R). E se você abrir o navegador e acessar o endereço http://localhost:8080/ deverá ver a tela default do Tomcat:
E é isso, o Eclipse está configurado para rodar com o Tomcat 7!
Nenhum comentário:
Postar um comentário