O Eclipse, é uma ferramenta que nos permite criar vários tipos de aplicações Java. Podemos criar programas para a web, aplicações distribuídas, simples projetos java e assim por diante.
Como exemplo, criaremos um projeto do tipo Java Project, que nada mais é que um projeto Java básico, aonde criaremos uma classe Java aonde colocaremos nossas codificações.
Caso você não encontre a opção Java Project, basta clicar sobre a opção Other, a qual exibirá uma caixa de diálogo, na qual poderemos selecionar o tipo de projeto que queremos criar. Na verdade, esta caixa de diálogo traz uma série de wizards (assistentes) que visam facilitar a criação de um projeto no Eclipse. Em nosso caso, vamos selecionar a opção Java Project.
Clique sobre o botão Next, para que a tela de configuração do projeto seja exibida. Nesta tela, em Project name, daremos um nome para nosso projeto. Digite MeuProjetoJava.
No item Location, você pode observar que uma pasta será criada com o mesmo nome no projeto. Essa pasta se localiza no caminho definido na instalação do Eclipse, conforme foi visto no artigo Eclipse IDE.
Na opção, por padrão, o Eclipse aponta para o JRE instalada no computador. Realizamos a instalação do JDK/JRE no artigo Baixando e Instalando o Java no Windows. Poderíamos apontar para a pasta do JDK, mas manteremos essa configuração, pois a mesma já é suficiente para a compilação e execução de nosso projeto.
Clique sobre o botão Finish para que o projeto seja criado e para que possamos visualiza-lo na guia package explorer, conforme demonstra a figura a seguir
Talvez em seu Eclipse, você não visualize o projeto java criado na guia Package Explorer e sim, na guia Project Explorer. Isso acontece devido ao conceito de perspectivas, ou seja, o Eclipse possui determinadas configurações de ambiente de acordo com o tipo de projeto que estamos criando ou até mesmo para determinado recurso que estamos utilizando. Por exemplo, ao criarmos um projeto do tipo Java Web, iremos trabalhar com perspectiva JavaEE; para um projeto básico, tipo Java Project, utilizamos a perspectiva Java. Em um ambiente de depuração (debug) utilizaremos a perespectiva Debug e assim por diante.
Agora o próximo passo é criarmos uma classe Java, que na verdade representará nosso primeiro programa de computador para Java. Para isso, clique com o botão contrário do mouse sobre o nome do projeto MeuProjetoJava e no menu de contexto selecione as opção New, Class.
Agora, preencha os itens Package e Name e não esqueça de selecionar a opção public static void main (String[] args), conforme demonstra a figura nas área em vermelho. Após clique sobre o botão Finish para finalizar e criar a classe.
Só para salientar, na imagem anterior temos os seguintes itens:
- Source folder: local onde o código fonte (programa java) será salvo.
- Package: nome do conjunto de pastas (folders) que serão utilizados para armazenar nosso código fonte. Neste caso em especial, complementa o item source folder da seguinte forma:
Em outras palavras, o package (conjunto de pastas) foi criado a partir do folder src definido no item source folder.
- public static void main (String[ ] args): método (código) obrigatório quando desejamos executar nosso programa Java. Neste artigo, criaremos uma pequena codificação neste item e isto será visto a seguir.
No lado esquerdo, junto do projeto MeuProjetoJava temos o package br.com.programa.java e, no lado direito, a classe MeuPrimeiroProgramaJava aberta e o método main.
Agora, dentro do método main, coloque a seguinte codificação:
Agora, dentro do método main, coloque a seguinte codificação:
Linha 1 - int idade = 42;
Linha 2 - String nome = "Pedro Alvares Cabral";
Linha 3 - System.out.println("O nome da pessoa é: " + nome + " e sua idade é de " + idade + "anos ");
Linha 2 - String nome = "Pedro Alvares Cabral";
Linha 3 - System.out.println("O nome da pessoa é: " + nome + " e sua idade é de " + idade + "anos ");
Por fim, quando nosso programa Java for executado, através do comando System.out.println uma mensagem deverá ser exibida na tela, exibindo os dados contidos nas variáveis citadas.
Não esqueça de Salvar o que foi digitado através das teclas de atalho CTRL + S ou através do menu File, opção Save. Caso você não salve, não conseguirá executar o projeto, pois o Eclipse considera como alterado apenas o que já estiver sido salvo.
Agora, para finalizar, temos que executar a aplicação. Para isso, devemos ir até o item Run, Run as, Java Application ou através do menu Run, opção Run. A primeira opção é demonstrada na figura a seguir:
Com a execução de nosso pequeno programa Java, logo abaixo, a guia Console é exposta, exibindo a mensagem com o nome e a idade do personagem. Observe:
Nenhum comentário:
Postar um comentário