Criar uma conta para criança no Windows 10

O Sistema operacional Windows desde versões anteriores à 10, disponibiliza aos seus usuários a possibilidade de criar contas personalizadas para membros de sua família, entre eles, crianças. Essa funcionalidade ajuda aos responsáveis manter um controle sobre o que é acessado, tempo de utilização do dispositivo, "garante" a segurança online e impede o acesso de conteúdos impróprios ou jogos inadequados para aquela idade.

Se você quer gerenciar ou monitorar os acessos do seu filho em um computador utilizando o Windows 10, essa é uma ótima alternativa para manter o controle, já que esses recursos foram aprimorados e melhorados na versão atual. Nesse tutorial, vamos mostrar passo a passo como criar e configurar uma conta para criança no Windows 10, veja os passos abaixo.

Requisito

Antes de configurar uma conta no Windows 10 para seu filho, é necessário que você esteja conectado à uma conta Microsoft e não esteja utilizando uma conta local para fazer login. Isso é obrigatório para associar à conta da criança a conta de controle (Parental).

1. Configurar uma conta para criança no Windows 10


Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + tecla I simultaneamente, para acessar as configurações do Windows 10.

Passo 2 - Na janela de configurações do Windows, clique na opção Contas.

Configurações de contas do Windows 10

Passo 3 - No menu à esquerda, clique na opção Família e outras pessoas, em seguida, à direita, seção Sua família, clique na opção Adicionar um membro da família.

Adicionar um membro da família - conta de criança

Passo 4 - Aguarde alguns segundos até carregar o assistente de configuração. Marque a opção Adicionar uma criançainforme o endereço de e-mail Microsoft do seu filho no campo abaixo e clique no botão Próximo. (Faça isso se ele já tem uma conta Microsoft, execute o passo 4 e pule para o passo 9, caso contrário siga o passo 4.1 e os próximos).

Passo 4.1 Caso seu filho não tenha uma conta Microsoft, que é o procedimento mostrado nesse tutorial, após marcar a opção Adicionar uma criança, clique no link A Pessoa que eu desejo adicionar não tem um endereço de e-mail.

Adicionar uma criança no Windows 10

Passo 5 - Escolha um endereço de e-mail para seu filho e verifique se está disponível. Na sequencia, preencha as demais informações solicitadas para criar a conta e clique no botão Próximo.

Criando conta Microsoft para seu filho no Windows 10

Passo 6 - Um número de telefone que será usado na recuperação da conta do seu filho será solicitado. Esse número vai ser usado caso ele esqueça a senha ou sofra um ataque de hackers, impossibilitando o acesso à conta Microsoft. Informe um número válido com DDD e clique no botão Próximo.

Ajudando proteger informações do seu filho no Windows 10

Passo 6 - Na tela seguinte, uma recomendação ao usuário com algumas opções para aprimorar a experiência e envio de e-mails promocionais será exibida, ignore e clique no botão Próximo.

Configurações de privacidade no Windows 10

Passo 7 - Na última tela, uma mensagem com o título Você está pronto! informará que o e-mail foi adicionado à sua família e a criação foi concluída. Clique no botão Fechar.

Convite do Microsoft Family enviado para conta do seu filho

Passo 8 - A Conta com e-mail do seu filho estará na lista de usuários na seção Sua família das configurações do Windows 10. Pronto! Esse processo foi concluído com sucesso.

Conta para criança adicionada no Windows 10

A Conta do seu filho já está adicionada, agora leia o tópico 3 (Gerenciar configurações da conta de seu filho).


2. Aceitando o convite na conta da criança


Se o seu filho já tinha uma conta Microsoft e você apenas inseriu seguindo as instruções do passo 4, é necessário aceitar o convite enviado para o e-mail da criança, veja as instruções abaixo.

Passo 9 - Antes de aceitar o convite, após o passo 4 no assistente de configuração, clique no botão Confirmar.

Confirmação do convite de conta para criança
Passo 10 - A Mensagem de convite enviado será exibida na tela do assistente de configuração, clique no botão Fechar. Observe que na lista de usuários membros da família, o status da conta será mostrado como Pendente e continuará assim até que o convite enviado seja aceito.

Convite de conta para criança no Windows 10 enviado

Passo 11 - Agora, peça para seu filho acessar à conta dele ou você mesmo acesse (Caso saiba os dados), procure por um e-mail com o assunto Microsoft Family, ao localizar, clique no botão Aceitar convite. Uma nova página será aberta, clique no botão Iniciar sessão e juntar-se.

Convite de conta para criança no Windows 10 aceito

Concluindo esses passos, a conta do seu filho no Windows 10 estará criada e habilitada.


3. Gerenciar configurações da conta para criança


Agora que a conta foi configurada e todo processo concluído, é hora de gerenciar as preferências e políticas da conta. Siga os passos abaixo:

Passo 1 - Acesse o endereço account.microsoft.com/family pelo navegador e logue em sua conta, isso mesmo, a conta que você utiliza para acessar o Windows 10 em seu computador.

Passo 2 - Após fazer login, você verá a página Sua família e a seção Crianças. Lá estará o e-mail do seu filho e à direita as opções:

Verificar atividades recentes

Compras e gastos 

Tempo de tela

Mais - com Navegação web

Aplicativos jogos e mídias

Localizar XXX - Nome da conta no mapa

Remover da família
Aplique filtros, regras e restrições de sua preferência, ative os relatórios para monitorar os acessos e evitar maiores problemas, e com isso impeça que o seu filho fique exposto à conteúdos indevidos ou ofensivos. 

Criando Conta FTP pelo Explorador de arquivos no Windows 10

Vamos mostrar duas formas de você acessar um servidor de arquivos via FTP pelo Explorador de arquivos. A Primeira através da barra de endereço e a segunda criando um atalho para o servidor. Vamos ao primeiro método.

Passo 1 - Pressione as tecla Winkey (Logotipo do Windows) + E para abrir o explorador de arquivos.

Atalho Winkey (Logotipo do Windows) + E

Passo 2 - Na barra de endereço do Explorador de arquivos (Windows Explorer), digite as seguintes informações abaixo e pressione a tecla Enter. (Informe exatamente no mesmo formato exibido abaixo).

ftp://NomeDeUsuario:Senha@Dominio

Acessando conta FTP pelo explorador de arquivos no Windows

Passo 4 - Se todas as informações foram digitadas corretamente e não houve nenhum problema, aguarde alguns segundos até que o diretório do seu servidor FTP seja carregado no Explorador, exibindo todos os arquivos armazenados lá.

Arquivos de conta FTP no Explorador de Arquivos do Windows

Concluindo os passos e após o diretório ser exibido, você já pode transferir arquivos do seu computador para dentro dessa "pasta" ou vice-versa. O Processo pode ser arrastando os arquivos ou copiando e colando, que eles serão enviados ou baixados localmente.


Criando atalho para acessar arquivos via FTP


Agora, vamos mostrar uma segunda forma de acessar um servidor de arquivos via FTP criando um atalho no Explorador de arquivos do Windows 10, para acessar e transferir arquivos do PC para o servidor e vice-versa.

Passo 1 - Acesse o Explorador de arquivos do Windows e, como no passo 1 do primeiro método, pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + E.

Passo 2 - À Esquerda, no painel de navegação, clique com o botão direito do mouse sobre Este Computador e selecione a opção Adicionar um local de rede.

Adicionando atalho para conta FTP no Windows Explorer

Passo 3 - Será iniciado o assistente de criação com uma mensagem de boas vinda e mais algumas informações, leia e clique no botão Avançar.

Configurando conta FTP no assistente de instalação

Passo 4 - Na tela seguinte, clique em Escolher um local de rede personalizado, em seguida botão Avançar.

Escolhendo um local de rede personalizado

Passo 5 - Agora, digite o endereço do servidor FTP utilizado para acessar seus arquivos. Adicione da seguinte forma: ftp://endereçoFTP (Substitua pelo endereço do servidor) e clique no botão Avançar.

Especificando endereço FTP no assistente

Passo 6 - Desmarque a caixa de seleção Fazer logon anônimo, digite o seu nome de usuário que utiliza para acessar e clique no botão Avançar.

Inserindo nome de usuário e senha no Explorador de Arquivos do Windows

Passo 7 - Você será solicitado a inserir um nome para o atalho, informe o nome que preferir e clique no botão Avançar novamente.

Dando um nome para o atalho da conta FTP

Passo 8 - Não última tela do assistente de criação, você verá uma opção para abrir já no diretório ftp, após finalizar o assistente. Caso queira abrir, deixe marcada essa opção, caso contrário desmarque e clique no botão para Concluir.

Conta FTP configurada no Explorador de arquivos do Windows

Pronto! Um atalho foi criado na seção Este Computador no Explorador de Arquivos (Conhecido como Windows Explorer) do Windows 10. Dessa forma, você poderá acessar seus arquivos do servidor via ftp acessando esse atalho.

Acessando FTP pelo Explorador de Arquivos do Windows 10

Nesse tutorial, você aprendeu como acessar um servidor de arquivos via protocolo FTP, de duas formas diferentes, sem usar nenhum software de terceiros.

Acessar Meu computador em vez de Acesso rápido no Windows 10

Uma das mudanças adicionadas ao Windows 10 foi a janela de Acesso rápido que é exibida por padrão ao acessar o Explorador de Arquivos (antigo Windows Explorer), em vez de abrir “Este Computador” (Meu Computador). O Acesso rápido lista pastas e arquivos acessados recentemente e, por algum motivo seja ele de privacidade ou qualquer outro, você não quer que ao abrir o Explorador apareça essa seção com todos os arquivos e pastas vistos, ou por costume, prefere abrir diretamente em Meu computador, onde estão suas pastas do perfil de usuário, dispositivos/ unidades conectadas e locais de rede que foram configurados.

A Princípio, você pode desativar ou decidir por abrir o Explorador de arquivos diretamente em Este Computador, pode também desafixar pastas, além de ser possível apagar todo o histórico do Acesso rápido. Se esse é o seu objetivo, criamos esse tutorial com passo a passo, sobre como abrir "Meu computador" em vez de "Acesso rápido" ao acessar o Explorador de arquivos no Windows 10. 

Abrir Meu Computador em vez de Acesso rápido


Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + E para abrir o Explorador de arquivos no Windows 10.

Atalho Winkey + E - Abrir Explorador de Arquivos Windows 10

Passo 2 - Estando no Explorador de Arquivos (Acesso rápido), clique na parte superior no menu Exibir, ao expandir a faixa de opções, clique à direita em Opções.

Desativar acesso rápido no Explorador de arquivos do Windows 10

Passo 3 - Nas opções de Pasta, seção Abrir Explorador para:, clique no menu suspenso e selecione a opção Meu computador. Se você quer que além de abrir diretamente em Meu computador no painel à esquerda ao clicar sobre o Acesso rápido não mostre os arquivos e pastas usados recentemente, mais abaixo, seção Privacidade, desmarque as opções: Mostrar arquivos usados recentemente em Acesso rápido e Mostrar pastas mais usadas em Acesso rápido. Há também o botão Limpar. Caso queira apenas apagar todo o histórico já existente, porém continuar permitindo que os dados sejam exibidos no Acesso rápido, deixe marcada as opções e clique no botão Limpar

Após selecionar as opções corretas e que preferir, clique no botão Aplicar para salvar as alterações, em seguida botão OK para fechar a janela.

Abrir Explorador de Arquivos em Meu Computador

Agora que você já alterou as configurações, feche completamente a janela do Explorador de Arquivos e abra novamente, observe que ela será aberta diretamente na seção "Este Computador" sem exibir o "Acesso rápido". Se você desmarcou as opções de privacidade, poderá clicar sobre o Acesso rápido no painel de navegação à esquerda e verá que nenhuma informação de arquivos ou pastas vistas recentemente será mostrada, apenas as pastas que estão fixadas, semelhantes à antiga seção Favoritos.


Desafixar pastas da seção Acesso rápido no Explorador de Arquivos


Desativamos a inicialização do Acesso rápido ao abrir o Explorador de Arquivos, porém, você pode ainda sentir-se incomodado com pastas e outras seções que estão fixadas no Acesso rápido, localizado no painel de navegação à esquerda do Explorador. Para remover, faça o seguinte.

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e selecione a opção Desafixar do Acesso rápido e a pasta será removida desta seção.

Desafixar pastas do Acesso rápido no Windows 10

Se você desafixar todas as pastas do acesso rápido, a seção ficará completamente limpa e bem discreta, que quase não conseguirá visualizá-la. Ao Concluir todos esses passos, você aprendeu como abrir o Explorador diretamente em Meu computador, da mesma forma que era em versões anteriores do Windows, e aprendeu também, como desafixar pastas do Acesso rápido.

Ocultar todos os ícones da área de trabalho no Windows 10

Qualquer usuário que instala com frequência vários aplicativos, gerencia múltiplos projetos ou usa o seu computador como ferramenta de trabalho, sabe que é bem difícil manter a área de trabalho organizada. Como tela principal e ponto de partida do sistema operacional para acessar os programas e informações armazenadas em seu computador, às vezes, é necessário mantê-la limpa rapidamente por um período temporário, ocultando todos os ícones. Mas, será que existe um comando que realize essa função? A Resposta é sim. 

Existe uma função muito simples desde versões mais antigas do sistema operacional Windows, que permite ocultar todos os ícones da área de trabalho em poucos cliques e retroceder rapidamente habilitando todos novamente. Essa opção permanece disponível no Windows 10 e você poderá usá-la para esconder todos esses ícones quando um usuário convidado for usar seu computador por alguns minutos ou, apenas para tirar uma captura de tela do novo papel de parede configurado, evitando que toda aquela bagunça seja capturada na imagem, vídeo ou vista pelo conhecido. Se você não tinha conhecimento sobre essa função, criamos esse simples tutorial com passo a passo de como ocultar todos os ícones da área de trabalho no Windows 10.

Passo 1 - Acesse a área de trabalho do Windows 10. Você pode acessá-la de várias formas. Para minimizar todas as janelas manualmente, clique no tracinho ou, clique no canto inferior direito da tela ou, pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + M para minimizar todas as janelas de uma só vez.



Passo 2 - Estando na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia da tela, selecione a opção Exibir e, em seguida no submenu, clique na opção Mostrar ícones da área de trabalho para desmarcá-la.



Agora, observe que automaticamente todos os ícones da área de trabalho serão escondidos temporariamente, ficando a tela completamente limpa e apresentável.




Exibir todos os ícone da área de trabalho no Windows 10


Depois de aprender como ocultar todos os ícones da área de trabalho, é hora de saber como reverter esse procedimento. É Bem fácil, repita os mesmos passos. Clique novamente com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho, selecione a opção Exibir e em seguida, clique na opção Mostrar ícones da área de trabalho.



Desta forma, todos os ícones voltarão a ser exibidos na área de trabalho do seu computador.


Impedir que ative os ícones na área de trabalho


Se por algum motivo você quer desabilitar por um tempo e impedir que o usuário altere essa opção, você pode habilitar diretamente nas políticas do Windows. Para isso, é necessário que você esteja usando uma versão que não seja limitada e tenha o Gpedit. Versões como: Windows 10 Home ou Windows 10 Single Language são limitadas e não tem o editor de políticas instalado por padrão. Vamos aos passos.

Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R ao mesmo tempo.



Passo 2 - Na janela do Executar, digite o comando: gpedit.msc e clique no botão OK.



Passo 3 - Estando no Editor de Política de Grupo Local, clique à esquerda em Configuração do Usuário, na sequência, clique duas vezes em Modelos Administrativos para expandir as demais opções e, em seguida, Área de trabalho.



Passo 4 - À Direita, clique duas vezes sobre a política Ocultar e desativar todos os itens na área de trabalho para abrir as configurações.



Passo 5 - Nas configurações, marque a opção Habilitado, clique no botão Aplicar e em seguida, botão OK.



Habilitando está opção, o usuário não terá acesso ao botão direito do mouse na área de trabalho para reativar os ícones que foram ocultos anteriormente.

Criar pastas no Windows 10

Já imaginou se as pastas não existissem e tivéssemos que manter aquela enorme quantidade de arquivos de em um só local no computador? Provavelmente, seria muito difícil e confuso gerenciar todas essas informações. Mas, felizmente elas existem e são cruciais na organização de seus arquivos (documentos, fotos, registros pessoais, bibliotecas), assim como na divisão e estrutura de diretórios no disco rígido. Diferente dos arquivos que armazenam dados, as pastas ocupam quase nenhum espaço no HD e a usamos para armazenar de uma forma mais agradável arquivos de um determinado tipo ou para um propósito específico.

Várias formas de criar uma pasta no Windows 10


Por ser um elemento essencial e muito utilizado não só pelas pessoas como também pelo sistema operacional, a cada nova versão do Windows elas recebem um novo design e modos diferentes de como criar uma nova pasta. Pensando nisso, decidimos criar esse tutorial com passo a passo sobre cinco formas diferentes de como criar uma pasta na mais recente versão do sistema da Microsoft, o Windows 10. Quem sabe você não aprende uma nova forma e adquire mais conhecimento? Afinal, conhecimento nunca é demais.

1. Atalho


Pressionando as teclas de atalho (CTRL + SHIFT + N) simultaneamente na área de trabalho ou em um diretório qualquer, você criará uma nova pasta ao pressionar essa combinação de teclas. É Um atalho presente no Windows desde as versões antigas, porém muitos usuários não conhecem.

Criar pasta no Windows com o atalho CTRL +SHIFT + N


2. Botão direito do mouse


A Forma mais tradicional e conhecida de criar uma pasta no Windows é através do menu de contexto do mouse. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre uma região vazia da área de trabalho ou pasta, selecione a opção Novo e, em seguida, Pasta.

Criar pasta no Windows com o botão direito do mouse


3. Faixa de opções e barra de ferramentas de acesso rápido nas pastas


Através da faixa de opções/menu contextual ou barra de ferramentas de acesso rápido que são exibidos na parte superior do Explorador de Arquivos (Antigo Windows Explorer), é possível criar uma pasta. Para isso, acesse qualquer pasta e observe na parte superior, guia Início, seção Novo, a opção Nova pasta. Clicando sobre essa opção você criará uma nova pasta dentro do diretório atual. O Mesmo ocorre com a barra de ferramentas de acesso rápido que exibida abaixo do menu contextual. À Esquerda, você verá o ícone de uma pastinha, ao clicar sobre ele um novo diretório será criado. Caso o ícone não apareça, clique na setinha para baixo e marque a opção Nova pasta, para exibir a opção na barra de ferramentas.

Criar pasta no Windows com o menu contextual


4. Prompt de Comando (CMD)


Bem diferente dos modos anteriores que utiliza a interface gráfica para criar uma pasta, no método 4, vamos aprender como criar uma pasta através do prompt de comando (CMD). Para iniciar o cmd, pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + X e clique na opção Prompt de Comando.

Na Console, digite o seguinte termo: mkdir NomeDaPasta

Criar pasta no Windows pelo cmd comando mkdir

Ou md NomeDaPasta

Criar pasta no Windows pelo cmd - comando md

Para criar várias pastas ao mesmo tempo, acrescente um espaço após o nome da primeira pasta e insira o nome da pasta da segunda pasta e assim sucessivamente. Você pode usar o comando mkdir como o aliase: md.

Criar várias pastas no Windows pelo cmd - comando md

Após executar um dos comandos, a pasta ou as pastas serão criadas no diretório indicado pelo caminho especificado. Por exemplo, as pastas do exemplo acima, foram criadas em: C:\Users\PeritoDigitalDesk.


5. Windows PowerShell


No quinto e último método para criar uma pasta no Windows 10, vamos utilizar o PowerShell. Se você não sabe, o PowerShell é muito poderoso e permite automatizações através de script no Windows como em alguns outros ambientes. Para acessar a console, digite na caixa de pesquisa do Windows: Windows PowerShell e clique para abrir o aplicativo. Na sequência, digite o comando New-Item na console, o caminho onde você quer criar a pasta seguido do nomeDaPasta e adicione -type directory para definir o tipo do item como um diretório, em seguida, pressione a tecla Enter

Criar pasta no Windows com o PowerShell

Após executar o comando, a nova pasta será criada no diretório ou caminho especificado. Além desse comando existem outros que podem ser usados para criar uma nova pasta. É Importante citar também, que os comandos usados no Prompt de Comando também são compatíveis com o PowerShell e você pode inserir na console para criar uma pasta, no entanto, mostramos como criar usando comandos próprios do PowerShell.