Organizar um concurso no Facebook

Muitas são as marcas que propõem concursos no Facebook, pois este tipo de atividade promocional lhes permite expandir sua comunidade de fãs, comunicar sobre seus produtos e serviços e, ao mesmo tempo, contribuir para o processo de fidelização dos clientes. Então, Como iniciar um concurso no Facebook? Que regras devem ser observadas? Que aplicativos devem ser utilizados? Alguns conselhos práticos para começar. 



Objetivo do Concurso no Facebook

Os concursos no Facebook são operações comerciais de duração limitada, criados por uma marca de e-commerce para aumentar o envolvimento e a interação dos fãs em sua Página do Facebook (Curtir e Compartilhar), recrutar fãs de boca a boca (marketing viral). O acesso ao concurso necessita de cadastro à Página (Curtir), comunicar o lançamento de um produto, de uma oferta ou de um serviço, gerar tráfego para o seu site e fidelizar seus fãs e/ou clientes

Escolher o tipo de concurso

Sorteio (formulário); Sondagem (ex: pesquisa quantitativa) seguida de um sorteio; 
Concurso baseado em um jogo interativo ou advergame; 
Questionários e Quiz; 
Jogos de Fotografias (concurso para as melhores fotos e fotomontagens); 
Blind Test. 

Tipos de brindes

Dependendo do tipo de serviço ou produto comercializado pelo seu site, veja algumas ideias de itens para um concurso, em coordenação com uma Página do Facebook: 
Produtos e serviços vendidos em número limitado; 
Produtos e serviços colocados à disposição antes da comercialização; 
Os cupons de desconto em um ou mais produtos, ou serviços, do seu catálogo; 
Amostras de produtos (ex: cosméticos); 
Ofertas de desconto na inscrição; 
Entradas de cinema, ingressos de concertos, etc.; 
Passagens; 
Acesso à versão Premium de um serviço online ou de um software. 

O brinde deve, em todos os casos, corresponder às necessidades do seu alvo. Para isso, é preciso criar um benchmark. Utilize as estatísticas de sua Página do Facebook (sexo, faixa etária das fãs) para avaliar o tipo de produto passível de agradar o seu alvo, para que o concurso tenha a melhor cobertura e exposição possíveis (efeito viral). 

Quando organizar um concurso no Facebook

Antes de tudo, é preciso que a Página do Facebook tenha fãs suficientes (a partir de 200-300) para se beneficiar de um efeito viral. Se você não tem visibilidade, escolha diversas formas de participação e portas de entrada para o seu concurso, pelo Twitter, pelo seu blog e/ou website e newsletter. Os concursos terão mais sucesso ainda se eles forem realizados em contextos adequados, como uma fase importante na comunidade do Facebook: 1 000 fãs, 10 000 fãs, 50 000 fãs, etc. Eventos sazonais (verão), do calendário (Dia das Mães, dos Pais, Namorados, Natal e Ano Novo), culturais (festival de música, festival de cinema, lançamento de um filme, de um livro), etc. Eventos relacionados ao seu campo de atividades (salões).

Respeitar as regras do Facebook

Como organizar o concurso a partir de uma guia da Página

De acordo com os Termos postados pelo Facebook em relação à administração e à gestão das Páginas do Facebook, as promoções (ou concursos) no Facebook devem ser administradas nos aplicativos do Facebook.com, seja em uma página de tela, seja em um aplicativo acessível a partir de uma guia da Página. 

Como inserir termos tirando qualquer responsabilidade do Facebook

O regulamento de um concurso no Facebook deve incluir os seguintes itens: a página do regulamento de um concurso no Facebook deve incluir um parágrafo indicando que o mesmo não pode ser responsabilizado se algo der errado. Esta declaração deve ser validada pelos participantes após a confirmação de participação (de preferência, com uma caixa de seleção). Uma declaração indicando que a promoção não está associada, gerida ou patrocinada pelo Facebook. Uma declaração indicando que o participante deve dar informações para o organizador do concurso e, não para o Facebook.

Curtir uma página, única porta de entrada possível para participar de um concurso

Aliás, nos mesmos termos, o Facebook estabelece as seguintes regras: não condicionar a inscrição ou a participação de um usuário a qualquer ação, com outra funcionalidade, além do recurso Curtir uma Página. Não usar os recursos do Facebook como um mecanismo de inscrição ou de participação (o fato de curtir uma página). Não usar as funções do Facebook, tais como o botão Curtir, como um mecanismo de votação para uma promoção. Não avisar os vencedores através do Facebook (mensagens, bate-papo, publicação na Linha do Tempo e nas páginas do Facebook). 

Como determinar as regras de um concurso no Facebook

As regras do concurso devem ser acessíveis a partir da página de participação (link para um formato PDF online, para um artigo publicado no Facebook). Entre os principais itens do Regulamento do concurso estão a definição e as condições de participação (ex: domicílio e idade dos participantes), as datas, as modalidades de participação, as doações, a designação dos vencedores (sorteio), a entrega dos brindes e a conformidade com a Lei Informática de Proteção de Dados e de liberdades de 06 de janeiro de 1978. 

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