Tudo de Bom em Audiobooks

A passagem Vol. 2 – Os Doze – Justin Cronin – Audiolivro – Narração Humana


Segundo livro da trilogia A Passagem, Os Doze nos faz questionar a mente humana, os avanços científicos e a busca do poder que leva a uma certeza sombria de nossa capacidade para o mal. Mas, acima de tudo, ele reforça nossa esperança em uma humanidade que se adapta, sobrevive e não se rende. Em A passagem, 12 prisioneiros sentenciados à morte foram usados em um experimento militar que buscava criar o soldado invencível. Mas, a experiência deu terrivelmente errado. Um vírus inoculado nas cobaias acabou com qualquer resquício de sua humanidade e elas fugiram, matando ou infectando qualquer um que cruzasse seu caminho. Os infectados se tornavam virais obedientes a seu criador, mais um de seus Muitos. No caos que se formou, a única chance de sobrevivência para a espécie humana eram fortificações altamente protegidas. Assim se formou a Primeira Colônia, um reduto a salvo dos virais, mas isolado do resto do mundo. 92 anos depois, uma andarilha surgiu às portas da Colônia. Era Amy Harper Bellafonte, a Garota de Lugar Nenhum, aquela que iria liderar um grupo de colonos e eliminar a cobaia número 1, Gilles Babcock, libertando seus Muitos. Agora, 5 anos após ter cruzado as Terras Escuras em busca de respostas e salvação, seu grupo está separado. Cada um seguiu seu caminho, mas seus destinos logo voltarão a se cruzar, num embate definitivo contra uma ameaça mortal. Fanning, o Zero, aquele que deu origem ao apocalipse, tem planos para refazer o grupo dos Doze e conta com um aliado poderoso, disposto a qualquer coisa em nome da própria imortalidade.

Arquivo: Mp3 compactado
Tamanho: 340 Mb
Áudio: Narração Humana



Qualidade de Áudio excelente
Deixe o seu comentário sobre o livro.
Link quebrado?

Por favor avise-nos


TUTORIAL PARA CONVERTER UM TEXTO EM AUDIOBOOK


Com esse tutorial você será capaz de fazer seu próprio audiobook com os mesmos programas e qualidade do blog.
Os links contidos no pdf não estão mais funcionando, porém todo o necessário está no arquivo.
Se ficar alguma dúvida, deixe um comentário nessa página. Espero que seja útil.


DOWNLOAD DO TUTORIAL MAIS PROGRAMAS ABAIXO






Baixe as vozes











Para converter formatos, por exemplo de EPUB para PDF use esse site, é fácil e grátis: http://www.online-convert.com


Para retirar bloqueio de cópia de PDFs protegidos use esse, é o melhor: http://www.pdfunlock.com/


Aqueles que ficarem orgulhosos de sua obra, podem doá-los ao blog, envie o áudio compactado juntamente com o e-book para o e-mail tudodebom-audiobook@hotmail.com  ou upem direto para um servidor de sua preferencia (tipo uploaded ou mega) e nos mande o link que nós postaremos aqui.
Abraços.

Juninho um amigo do blog sugeriu o programa BALABOLKA, é totalmente em português do Brasil e melhor é grátis, ainda estou aprendendo a lidar com ele, mas assim que melhorar minha experiência posto aqui um tutorial, quem já tem a voz da Raquel, pode usar nesse programa.


Como ouvir seu audiobook:

Após fazer o download será necessário descompactar.
Se precisar baixe um desses programas, ambos gratuitos:



Após instalar, clique com o botão direito do mouse no arquivo compactado do audiolivro e escolha extrair aqui.
Pronto; você poderá ouvir seu livro em qualquer aparelho que aceite o formato Mp3.
Divirta-se


Top 10 da Semana


4 coisas que o IBM Watson já está fazendo no Brasil

O IBM Watson já está em nossas vidas


Os sistemas computacionais são ferramentas úteis para o nosso trabalho e entretenimento, mas e se eles  pudessem realmente nos tornar mais saudáveis, encontrar curas de doenças, ajudar em nossas rotinas e até mesmo planejar um casamento? É isso que a era da computação cognitiva nos reserva.
Um bom exemplo disso é o IBM Watson, que pode fazer tudo isso de maneira bem ágil. Ele pode, por exemplo, interpretar dados não estruturados vindos da web (em qualquer formato, seja vídeo, texto ou foto), como faz um ser humano, mas com a velocidade de uma máquina com tecnologia de ponta. É daí que vem o nome de computação cognitiva, já que a cognição é o processo por meio do qual nós adquirimos conhecimentos a partir dos nossos sentidos.
Esses dados sem ordem lógica representam 80% dos conteúdos da internet atualmente. Eles foram criados por humanos para outros humanos, por isso, sistemas comuns não conseguem interpretar as informações com a mesma eficiência. À sua maneira, o IBM Watson pode pensar, graças a algoritmos complexos de inteligência artificial baseados em redes neurais e na tecnologia de aprendizagem chamada deep learning. Por dia, 2,5 bilhões de gigabytes de informações da web são processadas para que ele se torne ainda melhor.
A interação com o IBM Watson pode ser por texto ou voz, ele pode compreender comandos em linguagem natural. Diferentemente de outros sistemas, ele tem a capacidade de interpretar o contexto das situações. Ou seja, é como se você estivesse conversando com um assistente que tem super-poderes, bem ao estilo Jarvis, do Homem de Ferro.
Conforme os humanos interagem com o IBM Watson, o sistema aprende mais e mais sobre o complexo processamento de linguagem. Ele varia de idioma para idioma, mas se baseia em três pilares: gramática, estrutura e relação de palavras. É por isso que o IBM Watson sabe que a manga da sua camisa não é uma fruta e o banco da praça não é uma instituição bancária. Essa capacidade de entender o que é dito pelos humanos, e não apenas converter voz em texto, é o principal diferencial do IBM Watson em relação à Siri, do iPhone.
Foi graças a isso, bem como à capacidade de consulta de dados em poucos instantes, que o IBM Watson ganhou de seres humanos extremamente bons no jogo de perguntas e respostas chamado Jeopardy! em 2011. Com isso, ele ganhou fama mundial, mas, de lá para cá, é claro, muita coisa mudou – e para melhor.
Agora, a IBM oferece 30 APIs (Interface de Programação de Aplicação) do IBM Watson a desenvolvedores. Com isso, a expertise de computação cognitiva é oferecida para empresas e startups que queriam criar um produto com inteligência artificial. Hoje, o IBM Watson já tem aplicações importantes em quase 20 segmentos, incluindo saúde, advocacia, gastronomia e educação.
O IBM Watson foi criado em 2003 e recebeu seu nome em homenagem ao fundador da IBM, o empresário norte-americano Thomas Watson. Hoje, a era da conectividade de alta velocidade e a proliferação de smartphones permite que o IBM Watson seja usado a partir da nuvem, que é como essa tecnologia de computação cognitiva chegou ao Brasil, em 2014, já falando e entendendo o nosso português. Ou seja, o IBM Watson, em si, é uma plataforma de inteligência artificial.
O que ele pode fazer por você
Toda essa tecnologia parece estar muito distante do cotidiano, mas  esse sistema de computação cognitiva pode ter um impacto bem maior na sua vida do que você imagina.
Para empresas, o IBM Watson ajuda a mitigar riscos. Ele pode dar sugestões de compras de outras companhias sem o viés humano, que pode levar a decisões erradas, provocadas por fenômenos conhecidos como efeito de halo, a ilusão de controle ou medo de perda, que acabam prejudicando tanto o olhar clínico do executivo, quanto a operação da sua companhia caso o palpite falhe. Toda a análise é criada com base em computação probabilística, em que o resultado varia em função de um espectro e não simplesmente de parâmetros de “sim ou não” e “se isso, então aquilo”, como acontece em sistemas menos complexos.
O IBM Watson chega a conclusões como nós, humanos. Primeiramente, vem a observação de um problema, seguida pela sua interpretação. Então, hipóteses criadas a partir de seu extenso banco de dados – no nosso caso, as memórias e os conhecimentos técnicos – são comparadas e a decisão é tomada. Basicamente, você tem a oferta da conclusão de um super cérebro em poucos instantes.
Agora, se você estiver em apuros planejando o seu casamento com pouco tempo disponível, o IBM Watson já demonstrou que pode ser um excelente companheiro nessa tarefa. O Meeka é um robô criado pela empresa brasileira MeCasei com uma API do IBM Watson. Nesse caso, porém, a interação com o usuário não acontece por voz, mas sim por texto, em aplicativos disponíveis para Android e iOS. O Meeka traz sugestões baseadas em assuntos de interesse dos noivos, informa sobre confirmações de presenças e recebimento de presentes, além de dar um aviso ao casal se o planejamento para o grande dia estiver atrasado.
Se você cozinha, o IBM Watson também está disponível em um site concebido para ajudar chefs na criação de receitas. Ele faz sugestões com base em três parâmetros: gastronomia molecular, química alimentícia e a quantidade de vezes que ingredientes são encontrados juntos em um banco de mais de 10 mil receitas da revista Bon Appétit.
Essa aplicação feita para a web pode dar mais opções para o cardápio de quem tem restrições alimentares e também acabar com o desperdício de comida em casas ou restaurantes. Ele pode ser acessado neste link.
Na educação, o IBM Watson já foi usado para responder dúvidas de alunos em um fórum online. A iniciativa foi promovida pelo professor Ashok Goel, em seu curso de ciências da computação no Instituto de Tecnologia da Geórgia. Ele contou com a ajuda a assistente chamada Jill Watson para responder mais de 10 mil mensagens enviadas por mais de 300 alunos. As dúvidas eram de rotina no curso de pós-graduação e, portanto, muitas delas eram semelhantes e a tecnologia da IBM ajudou Goel a ganhar agilidade no atendimento dos estudantes.
O que vemos hoje é apenas a ponta do iceberg. Nos próximos tempos, você terá o IBM Watson em algum dos seus aplicativos – saiba você disso ou não.


IBM tem investido pesado nos últimos anos em inteligência artificial, deep learning e supercomputadores. O resultado mais recente dessa mistura é o Watson, uma plataforma que surpreende a cada dia pelas funcionalidades.
O TecMundo acompanhou um painel da empresa durante o evento Geek City, realizado em Curitiba entre os dias 1º e 3 de setembro. Na apresentação,a responsável pelo setor de soluções cognitivas da IBM na América Latina, Jeni Shih, explicou o que é e para que pode servir o Watson a um público que talvez não esteja acostumado com essas inovações.
Em seguida, Jeni até “chamou” o Watson ao palco — ou seja, tirou o celular do bolso. Conversando em tempo real com uma das representações de voz da plataforma (uma voz feminina chamada Isabela), ela mostrou alguns exemplos de como essa tecnologia já atua aqui no país. A executiva então apresentou casos de sucesso de aplicações reais que a inteligência artificial já faz em território brasileiro, atuando em áreas bem diferentes. A seguir, conheça algumas delas.

1. Assistente pessoal via comandos de voz

Você provavelmente já está acostumado a usar serviços como Siri, Cortana ou Google Assistente para navegar ou fazer perguntas simples. Uma das APIs do Watson também permite que ele converse com qualquer pessoa usando diferentes vozes, incluindo o português do Brasil.
O aplicativo se conecta com a base de conhecimento do Watson na nuvem e por informações anteriormente carregadas no sistema. Assim, ele faz piadas que se encaixam bem na voz, que é bem articulada. No caso de Curitiba, ela incorporou rapidamente o “daí” no meio de frases e chamou a plateia de “piá”, termo usado para “menino” na região.

2. Auxílio em hospitais

A IBM fechou parceria com o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, para utilizar a plataforma de reconhecimento visual do Watson no tratamento de câncer.
Em resumo, a plataforma recebe dados e imagens de exames de todos os pacientes para apontar tratamentos individualizados e otimizados para cada caso. Esse é o primeiro hospital da América Latina a fazer algo parecido e mostra todo o potencial que a tecnologia traz na área da saúde.
“Mais do que ensinar para o Watson, o nosso objetivo é explorar e mostrar o que ele tem condições de fazer”, explica Jeni.

3. Reconhecimento visual

Uma das criações envolvendo o supercomputador é o Watson Visual Recognition. Basicamente, trata-se de um “olhar virtual” que analisa imagens e tenta “adivinhar” o que está na lente da câmera de um smartphone. Primeiro, ele precisa receber imagens e vídeos de determinado tema para catalogar cada informação e aprender a identificar padrões.
Um dos casos apresentados envolveu a ida da equipe do Jovem Nerd até a San Diego Comic-Con. Lá, o Watson “adivinhou” quais eram os personagens representados por cosplayers em fotos tiradas e avaliadas na hora após “aprender” quem é quem por meio de fotos e clipes.
Segundo Jeni, o Watson é como se fosse uma criança que está recebendo informações — e essa seria a beleza dessa tecnologia.

4. Inclusão na cultura

A IBM fez uma exposição interativa na Pinacoteca, em São Paulo, para incentivar visitas a museus. Na ação, utilizando o Watson, visitantes podiam “conversar” com as obras de arte usando fones de ouvido e fazer perguntas bem variadas. Ela foi batizada de "Voz da Arte".
Os questionamentos variavam desde dados a respeito dos quadros até reflexões menos óbvias. Um dos objetivos é trazer pessoas de todas as idades que evitavam museus ou nunca tiveram a oportunidade de apreciar exposições.
“Não é que o Watson é o futuro. Isso está aqui hoje”, afirmou Jeni ao fim da apresentação do painel. E alguém duvida?

Conheça 10 aplicativos gratuitos e que podem ajudar na gestão e no sucesso do seu negócio

Resultado de imagem para gestão de negócios

Não importa o ramo de atuação ou tamanho da empresa. Com um computador ligado à internet, um smartphone ou um tablet o empreendedor tem hoje à disposição uma infinidade de programas que podem auxiliá-lo na condução de seu negócio.

Para dar uma força ao empresário, o Estadão PME selecionou dez desses aplicativos. Uma lista com ferramentas para todo o tipo de gosto e necessidade, com opções para diversos sistemas operacionais - do Android ao IOS, da Apple.

Confira a lista à seguir e bom trabalho.    

BizExpense
Este aplicativo permite ao empresário o controle de seus gastos. Por ele, é possível criar categorias e subcategorias de gastos e fazer gráficos. O empresário também consegue usar a câmera fotográfica do celular para scanner de recibos e exportar os dados para uma planilha do Excel. Disponível da Apple Stores. Grátis.

Sendgine  
Mais que um organizador, o Sendgine dá um novo sentido à sua caixa de emails. Eles organiza a longa lista de correspondência indesejada entre contatos, cria uma página para cada novo projeto da empresa, apontando prazos de finalização anteriormente definidos.
Pai 
Criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Pai tem como objetivo dar uma base de sustentação para negócios em fase inicial ou para empresa que, já experimentadas, precisam de suporte para amadurecimento de gestão. O programa oferece assessoria sobre assuntos como preço médio de mercadorias e serviços, custo tributário por nota emitida, fluxo de caixa, controle de estoque e projeção de custos. É gratuito e acessado por diversos sistemas operacionais.
Dropbox
Já consolidado no universo corporativo, o programa armazena arquivos em nuvens e permite seu compartilhamento com outras pessoas. Também é possível sincroniza-lo com outros equipamentos. O download pode ser feito por iPhone, iPad, Android, BlackBerry, PC, Mac e Linux. Existe uma versão gratuita e outra paga, com um número maior de funcionalidades.
Simulador de Importação
O simulador de importação é um aplicativo de comércio exterior para as plataformas ios, android e web que auxilia os empreendedores a calcularem o custo estimado da compra de mercadorias importadas do exterior, bem como a possível lucratividade desta operação comercial. O aplicativo é gratuíto.
SamCard 
O aplicativo Samcard é usado para fotografar o cartão de visita de uma pessoa ou empresa. Em seguida, o programa passa automaticamente as informações lidas para a lista de contatos do iPhone. Tem uma versão gratuíta e outra, mais completa, paga.
Intercom
O Intercom permite filtrar informações, autorizar negócios e ter acesso fácil aos dados de seus contatos profissionais, como nome, idade, empresa e cidade de origem. O aplicativo é recomendável para o contato entre empresas e clientes, priorizando ofertas sob medida.
Evernote
O aplicativo ajuda a armazenar arquivos de texto, áudio e imagens e permite o compartilhamento com outras pessoas. É possível sincronizá-lo com smartphones, tablets e desktops. Tem versões para diversos sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry. O aplicativo tem uma versão gratuita e outra paga, com mais funcionalidades.

AppMesh
Este é um aplicativo de venda. O ponto alto, no entanto, fica para a sua interface simplificada. É feito para vendas a pronta entrega e funciona em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Validation Board
Altamente recomendável para donos de startups que precisam testar suas novas ideias de negócios, criando para tanto um display virtual. O aplicativo tem uma versão grátis e pode ser acessado por dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Fluxo de caixa com contas a pagar e a receber grátis

Se você demora mais de 5 minutos para saber qual a sua receita prevista até o final do ano, considere usar nossa plataforma de Fluxo de caixa.


Relatório de fluxo de caixa

Ler mais

Fluxo de Caixa Online (Grátis) - Outro




       Sistema para controle total de contas a pagar e a receber, elaborado de forma simples e intuitiva visando atender não só usuários profissionais, mas também aqueles que precisam controlar suas contas domésticas do dia-a-dia.

       Possui uma interface amigável, com apenas alguns cliques você terá na tela todas as informações necessárias para saber como andam suas receitas e despesas, podendo assim ter uma visão melhor sobre seu fluxo de caixa.

Praticidade e Segurança



       O que torna o sistema diferênte de outros sistemas existentes no mercado é a possibilidade de se controlar o fluxo de caixa de várias empresas e pessoas separadamente, contando com a opção empresas, onde você cadastra cada empresa ou pessoa que você deseja controlar o fluxo de caixa.

       Toda informação é mantida no site de forma segura, onde apenas o usuário com login e senha terá acesso. Por se tratar de um ambiente web não é necessário instalar nada em seu computador e você ainda terá acesso a todo o conteúdo de qualquer lugar que esteja.

Relatórios



       O sistema conta também com a opção relatórios, para que de forma simples e prática você possa visualizar o resumo de toda sua movimentação, tendo assim maior controle sobre a movimentação.

Algumas opções de relatórios:
(Todos os relatórios contam com as opções de filtros: por conta, por período, por fornecedor, por cliente, por situação etc...)

        Extrado Geral
        Receitas em modo planilha
        Despesas em modo planilha
        Extrato de receitas
        Extrato de despesas


Algumas telas do sistema



















Extensões para Google Docs e Planilhas

Os aplicativos do Google Drive, serviço online que permite o armazenamento de arquivos na nuvem do Google, aceitam extensões que aumentam ainda mais os recursos presentes e podem melhorar seu fluxo de trabalho. Se você utiliza o Google Docs (Documentos) ou o Google Sheets (Planilhas), confira algumas extensões e plugins que podem facilitar o uso nesses programas, automatizando rotinas como criações de índices, diagramas, entre outros. O Google Drive e seus apps estão disponíveis para PCs WindowsMacAndroid e iPhone (iOS).


Oito extensões para o Google Planilhas e Documentos (Foto: Reprodução/André Sugai)

1. Lucidchart Diagrams
A extensão Lucidchart Diagrams permite criar diagramas convencionais, plantas baixas, mockups de smartphones e tablets. Para utilizar o plugin no Google Documentos é muito simples, basta instalar e escolher o formato de diagrama desejado com a opção de criação de diagramas em conjunto com outras pessoas.
Crie diagramas, plantas baixas e mockups (Foto: Reprodução/André Sugai)
2. Change Case 
Se você precisa alterar textos entre caixa baixa e caixa alta, use o Change Case. A extensão permite que você defina a primeira letra de frases e palavras em caixa alta enquanto o restante do texto fique em caixa baixa. É possível formatar seus textos de forma prática, sem perder muito tempo. 
Defina seu texto em caixa baixa ou alta com facilidade (Foto: Reprodução/André Sugai)
3. Envelopes 
Com Envelopes é possível criar modelos de envelopes com muita facilidade. Basta escolher ou definir o tamanho do envelope e inserir os dados desejados, depois é só imprimir.
Crie envelopes usando o Google Documentos (Foto: Reprodução/André Sugai)
4. Avery Label Merge 
A extensão Avery Label Merge permite que o Google Documentos edite etiquetas. Basta escolher o tipo de etiqueta que deseja e inserir os dados para criar uma folha de etiquetas prontas para serem impressas.
Trabalhe com etiquetas usando o Google Documentos (Foto: Reprodução/André Sugai)
5. Table of Contents
Table of Contentes cria automaticamente um índice de seu documento do Google Documentos. Fica disponível em uma coluna no canto direito da tela e ao clicar sobre os títulos o usuário é direcionado para a parte do documento correspondente.
Crie índices de documentos usando o Table of Contents (Foto: Reprodução/André Sugai)
6. Split Names 
Split Names é uma extensão para o Google Planilhas que permite separar nomes e sobrenomes em diferentes colunas. Além de possibilitar a adição de títulos e sufixos de forma automatizada.

Divida nome e sobrenome em colunas (Foto: Reprodução/André Sugai)
7. Remove Blank Rows 
A extensão Remove Blank Rows para o Google Planilhas permite deletar ou esconder linhas e colunas em branco de sua planilha. O plugin ainda possui recursos em versão Trial que permitem cropar ou deletar colunas e linhas em todas as abas de seu documento ou apenas na aba que está aberta.
Remove linhas e colunas em branco de planilhas (Foto: Reprodução/André Sugai)
8. Add Rows & Columns 
Add Rows & Columns é uma extensão para adicionar colunas ou linhas em um documento do Google Planilhas. O plugin facilita a inserção de linhas e colunas dentro de planilhas com opções de criar linhas e colunas acima, abaixo ou do lado esquerdo e direto da célula selecionada.
Adicione colunas e linhas em suas planilhas (Foto: Reprodução/André Sugai)
As extensões são uma boa alternativa para quem deseja aumentar as opções de trabalho dentro dos aplicativos do Google Drive.

O Google Docs é a escolha de milhões de usuários em todo o mundo para produzir, compartilhar e armazenar diferentes tipos de arquivos (planilhas, documentos de textos, apresentações) diretamente na nuvem. Como se não bastassem suas vantagens, a Google, em união com desenvolvedores parceiros, criou uma série de aplicativos que visam otimizar ao máximo sua produtividade e facilitar o seu dia a dia. Esses apps, denominados de add-ons, estão disponíveis em sua maioria de forma gratuita, diretamente no Google Docs.
Sua instalação não poderia ser mais simples: basta clicar em “Complementos”, no menu do Google Docs e em “Instalar Complementos”. Hoje, vamos apresentar alguns dos mais úteis! Acompanhe:

Easy Bib

Uma das dificuldades de todo profissional ou estudante na área acadêmica é que a confecção de artigos científicos envolve um trabalho minucioso — e por vezes maçante — de citações. A pesquisa para embasar argumentos e resultados envolve citar dados de dezenas de publicações de diferentes autores e fontes. Isto se torna confuso muito rapidamente! O Easy Bib ajuda a organizar as citações e gera automaticamente a bibliografia para ser inserida no final do artigo.

Workflows

Este complemento melhora ainda mais uma das características mais bacanas do Google Docs: o trabalho colaborativo. Com ele, é possível enviar um documento ou planilha para aprovação e avaliação de membros do seu time de forma muito simples.
Cada membro participante recebe um email, por onde acessa o documento pendente e pode dar o seu aval ou reprovação. Uma vez que todos os envolvidos tenham aprovado o documento, o dono recebe uma notificação que está tudo pronto.

Mapping sheets

Este complemento é capaz de capturar uma sequência de vários endereços em uma planilha e mapeá-los em um mapa do Google Maps. O mapa resultante depois pode ser visualizado com a ajuda de diversos filtros para as localizações e também compartilhado com quem desejar.
O seu número de aplicações, entre pessoais e profissionais é imenso. Desde visualizar as casas dos seus amigos até planejar uma viagem ou mesmo os compromissos da próxima semana, o mapping sheets pode ajudar você ou a sua empresa a se localizarem melhor.

HelloSign


Mesmo em tempos de email e colaboração online, volta e meia ainda recebemos documentos que precisam ser assinados. O processo é retrógado: imprimir, assinar, escanear o documento e devolvê-lo. HelloSign busca resolver este problema, criando campos interativos que permitem a assinatura dentro do Google Drive. O documento assinado tem valor legal e pode ser distribuído por email ou compartilhado com outros colaboradores, que podem também dar suas assinaturas. É gratuito para a criação de até três documentos por mês.