Tela azul (Windows)

A tela azul da morte chamada Tela azul da morte nos fóruns, origina-se da expressão inglesa Blue Screen of Death

No Windows, o aparecimento de uma tela azul indica um problema com várias origens: 

Um problema com os drivers (placa gráfica, placa de áudio, etc.). 
Uma infecção no sistema. 
Um problema material (hardware). 
Um superaquecimento do microprocessador ou da placa gráfica. 
Um problema de software: software não compatível com o seu sistema, dois antivírus no seu computador...
A combinação de uma ou mais destas falhas: talvez você tenha instalado dois antivírus para erradicar uma infecção. A tela azul pode vir da própria infecção ou do conflito entre dois antivírus instalados. 

De qualquer maneira, se tiver dúvidas, não deixe de pedir ajuda no fórum, explicando direitinho, qual o seu problema.



Tela azul furtiva de erro Windows

Se você não tiver tempo para ler a mensagem exibida com fundo azul, veja nesta dica a explicação: 
Ler uma tela azul furtiva de erro no Windows 

Problema material (hardware)

Neste caso, é aconselhável, sempre que possível, desativar temporariamente os últimos elementos do hardware acrescentados e reativá-los, pouco a pouco, instalando, sistematicamente, a última versão do driver de cada dispositivo. 
Teste a sua memória RAM que é, muitas vezes, a responsável por esse tipo de bloqueio, do Windows, com a ajuda do software Memtest. Leia na dica Testar suas barras de RAM com o MemTest mais informações sobre este software. 

Para testar outros materiais com softwares, veja este link: Testar o seu material com softwares 

Superaquecimento do hardware

Um problema de superaquecimento do seu computador pode levar ao aparecimento de tela azul, arranques intempestivos do PC. Para detectar o superaquecimento, veja este link: 
Testar seu material com softwares 

Problemas de softwares, drivers e de infecções

Se você acabou de instalar um novo software ou driver é aconselhável desinstalá-lo para verificar se esta é a causa da tela azul. Depois, verifique se ele é compatível com o seu Sistema Operacional, se o seu sistema está atualizado e se o software instalado também está com a atualização mais recente. Em seguida, tente reinstalá-lo. 

No caso da tela azul aparecer antes de você poder acessar o desktop faça o seguinte: tente reinicializar em modo de segurança, com rede internet para resolver o bug (desinfecção, a remoção do driver, o software malicioso...). Restaure o Windows antes do problema, em modo de segurança. Se o modo de segurança não funcionar, conserte o Windows reinicializando no CD do mesmo, o que, muitas vezes, fará o Windows funcionar ou acessar o modo de segurança. Para isso, veja o seguinte link: Windows não arranca mais, o que fazer? 

Problemas de softwares, drivers

WhoCrashed permite identificar o driver causador do bloqueio. No caso de um driver, é melhor atualizar a partir do site do editor. 

Tutorial aqui: Analise a tela azul do Windows com o WhoCrashed 

Problemas de infecção

Se o seu antivírus encontrou uma infecção, então, o problema origina-se ali, provavelmente. Poste diretamente no fórum de segurança do CCM ou tente passar um antivírus on-line e um anti-spyware on-line, para acabar com a infecção. 

Softwares de ajuda ao diagnóstico

Tutorial do Whocrashed aqui em francês 
tutorial do BlueScreenView aqui
Tutorial do AppCrashView aqui 

O observador de acontecimentos Windows




Quando um problema ligado ao seu material, aos seus softwares ou ao seu sistema acontece, o Windows inscreve-os sob forma e acontecimento nos diários. Existem três tipos de diários: de aplicativos, de segurança e do sistema. Para acessá-los, vá ao Painel de controle, depois Ferramentas de administração, depois Observador de acontecimentos

Para maiores informações, veja este link 

Sites de ajuda da Microsoft ou outros

A Microsoft disponibiliza soluções no seu site que permitem obter a solução para as telas azuis: veja aqui 
Outro link de ajuda para orientar sua pesquisa: Docmemo 
Site Wikipédia 

Dicas para resolver certos problemas assinalados por uma tela azul

Minidump

Dica de Nicolas Coolman 

ATI2DVAG

ATI2DVAG: Tela Azul 

IRQL NOT LESS OR EQUAL

IRQL NOT LESS OR EQUAL: Tela Azul : 

UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME

UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME 

INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE

INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE 

NTLDR Boot.ini NTDETECT

NTLDR Boot.ini NTDETECT Faltando 

KERNEL_MODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED

STOP 0x00000024 (NTFS_FILE_SYSTEM), STOP 0x0000007e (SYSTEM_THREAD_EXEPTION_NOT_HANDLED), 0X0000008E STOP (KERNEL_MODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED), STOP 0x00000050 (PAGE_FAULT_IN_NON_PAGED_AREA), STOP 0x000000ED (UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME) , Erro Stop 0x0000007B (INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE), STOP 0x000000EA Thread Stuck in Device Driver THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER) 

Se você se depara com qualquer um dos erros citados acima, acesse esta página: 
Suporte Dell 

Um erro fatal 0E se produziu à 0028

Suporte Microsoft 

Blue Screen/check with your hardware vendor for any BIOS update..

Ajuda Microsoft 

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

Mensagem de erro : STOP 0x00000050 PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA 

Tela azul : Desative ou instale todos seus utilitários...

Se você obteve uma tela azul com a seguinte mensagem: "Desative ou desinstale todos seus utilitários antivírus, desfragmentação de disco rígido ou de backup", consulte este link 

MEMORY_MANAGEMENT

MEMORY_MANAGEMENT: aqui 

Windows reinicia continuamente com uma tela azul

Ajuda de Microsoft 

STOP C0000135

Message STOP C0000135 no Microsoft 

Erro c0000135 {Impossível de localizar a DLL} : Ajuda Microsoft 

BAD POOL CALLER

Ajuda CCM 

DRIVER_CORRUPTED_EXPOOL

Suporte Microsoft 

Nenhum comentário:

Postar um comentário