Ligar o Mac com o procedimento chamado RAZ da PRAM
Reinicie o seu Mac e mantenha pressionadas as teclas Alt + Cmd + P + R até o quinto som do reinício. Feito isto, solte as quatro teclas e deixe o Mac arrancar normalmente. Se não funcionar, passe para a etapa seguinteIniciar o Mac corrigindo os arquivos do sistema
Reinicie o Mac em single mode e mantenha pressionadas as teclas Cmd + S até que uma tela preta com texto em branco apareça. Quando mais nada mexer na tela, clique em Enter: a nova linha que aparecer deve começar por :/root#. Agora, digite o comando fsck -yf e pressione a tecla Enter.Espere o resultado deste comando (que pode demorar alguns minutos), assim como aquele que contém File was modified, recomece o comando fsck -yf e pressione a tecla Enter. Digite reboot e pressione a tecla Enter novamente. O Mac deve reiniciar normalmente.
Se este método também não resolver, só resta pegar o CD/DVD Mac OS X e reiniciar o Mac mantendo pressionada a tecla Alt até conseguir escolher o CD/DVD como fonte de arranque. Uma reparação do disco a partir do utilitário do disco deverá ser feita automaticamente.
Mac OS X não Inicia mais ( ? fica piscando)
Quando no arranque do Mac OS X uma pasta com um ponto de interrogação pisca no lugar da habitual Maçã, não precisa entrar em pânico imediatamente. Se seu Mac não caiu de uma altura de três metros, na piscina ou sob as rodas de um caminhão, não é, provavelmente, muito grave !
Este erro indica a impossibilidade de carregar o sistemas operacional.
Existem diversas causas possíveis :
Este erro indica a impossibilidade de carregar o sistemas operacional.
Existem diversas causas possíveis :
- Sistema operacional não instalado completamente
- Disco de arranque mal selecionado
- Disco corrompido
- Disco cheio
Se você não instalou o sistema operacionalcompletamente
Utilize os CD/DVD de instalação do Mac OS X e instale-o.Se não, veja a maneira de tentar tudo, antes de mandar a máquina para o SAC.
Troca do disco de arranque
Sem CD/DVD de instalação
No arranque, mantenha a tecla "<alt>" pressionada e selecione o seu disco.Com CD/DVD de instalação
Insira o suporte no leitor, no arranque, mantenha a tecla "<c>" pressionada para iniciar com o DVD, escolha o seu idioma, mas não parta para a instalação .Procure no menu no topo, Utilitários > Disco de arranque, selecione seu disco rígido, clique em reiniciar.
Se o seu sistema iniciar, verifique em Preferências do Sistema (menu Maçã)/ Inicialização que o disco selecionando é o correto.
Disco corrompido
Com CD/DVD de instalação
Insira o suporte no leitor, no arranque, mantenha a tecla "<c>" pressionada para inicializar no DVD, escolha o seu idioma, mas não parta para a instalação .Procure no menu no topo, Utilitários > Utilitário de Disco, selecione seu disco rígido, verifique/repare as autorizações (se necessário), verifique/repare o disco.
Feche o utilitário de disco e passe por Utilitário > Disco de arranque para inicializar.
Disco cheio
Se o disco de inicialização for o correto e não houver nenhum erro no disco, ele pode simplesmente estar cheio.Neste caso, basta fazer espaço e tudo entrará em ordem novamente.
A manipulação será feita, de qualquer forma, em linha de comando Querty. Se você não tem o hábito de trabalhar com este teclado, procure alguém para te ajudar nesta manipulação, ou tente fazer a operação você mesmo.
Sem CD/DVD de instalação
Você pode tentar inicializar mantendo as teclas "<Maçã >" e "<s>" pressionadas (inicialização em modo single, se não funcionar você chegará em um console UNIX preto, como usuário roteador)Com CD/DVD de instalação
Insira o suporte no leitor, no arranque, mantenha a tecla "<c>" pressionada para inicializar com o DVD, escolha o seu idioma, mas não parta para a instalação .Procure no menu no topo, Utilitários > Utilitários de Disco, selecione seu disco rígido e clique em "Aumentar o volume", feche o Utilitário de discos.
Procure no menu no topo, Utilitários > Terminal, um terminal bash será aberto com uma sessão de roteador.
Busca de informação
O comando df lhe indicará a quantidade de espaço disponível nos volumes montados:$ df -h Filesystem Size Used Avail Capacity Mounted on /dev/disk0s2 90G 82G 7.9G 91% / devfs 98K 98K 0B 100% /dev fdesc 1.0K 1.0K 0B 100% /dev <volfs> 512K 512K 0B 100% /.vol automount -nsl [170] 0B 0B 0B 100% /Network automount -fstab [174] 0B 0B 0B 100% /automount/Servers automount -static [174] 0B 0B 0B 100% /automount/staticNo caso da inicilaização com CD/DVD, o ponto de montagem do disco rígido não será /, mas sim /Volumes/NOME_DO_DISCO
O comando "do" não está disponível como padrão mas, normalmente, ele deve estar em seu disco rígido. Digite o seguinte comando:
alias do='/Volumes/NOME_DO_DISCO/usr/bin/do'depois disso, o comando
do -sch nom_rep
te ajudará a saber o tamanho ocupado por um diretório.
Na maioria das vezes, basta procurar nos seguintes diretórios:
- usuário (/Volumes/NOME_DO_DISCO/Users/login/)
- arquivos log (/Volumes/NOME_DO_DISCO/var/log)
Depois de ter feito a limpeza, tente reinicializar fechando o terminal e passando por Utilitário > Disco de inicialização
OBSERVAÇÃO: No caso de um terminal inicializado a partir do CD/DVD de instalação, todos os comandos habitualmente acessíveis também o serão, contanto que:
- O disco rígido esteja montado
- O diretórios seguintes estejam no Path
- /Volumes/NOME_DO_DISCO/bin
- /Volumes/NOME_DO_DISCO/usr/bin
- /Volumes/NOME_DO_DISCO/sbin
- /Volumes/NOME_DO_DISCO/usr/sbin
(Os comandos disponíveis no CD são suficientes para resolver este problema mas, ter acesso a todos os comandos habituais é melhor tomar cuidado para não remover dados importantes) .
Tradução feita por Ana spadari
Nenhum comentário:
Postar um comentário