Lista seletiva com entrada semiautomática para o Excel

Este é um procedimento que requer muito trabalho e inicialmente não é muito fácil de entender e aplicar. Para tornar esta dica mais fácil, vamos usar as planilhas e as fórmulas nomeadas, já que elas são independentes da estrutura da pasta de trabalho. Para ilustrar, vamos tomar como exemplo a inserção dos departamentos franceses, cantões suíços e províncias canadenses. 



A lista será colocada em uma coluna para os nomes usados, mas, é claro, que você poderá adicionar outras colunas para o número do departamento ou outra dado. Você também poderá criar uma linha com o título de identificação dos dados, mas ela não é útil para o uso. 

Para identificar o primeiro valor da lista, nós lhe daremos um nome. Para isso, selecionaremos a primeira célula da lista. Depois, na área dos Noms, digitaremos o nome d_noms e validaremos com a tecla Enter


Para identificar a coluna da lista, nós lhe daremos um nome. Nós selecionaremos a coluna inteira (neste exemplo, clicar no B). Depois, na área dos Noms, digitaremos o nome c_noms e validaremos com a tecla Enter:



A lista deverá ser classificada senão ela não funcionará direito. Assim sendo, ela não pode ser assim: 

04 Alpes-de-Haute-Provence 
05 Hautes-Alpes 
06 Alpes-Maritimes 

Mas, assim: 

04 Alpes-de-Haute-Provence 
05 Alpes-Hautes 
06 Alpes-Maritimes 

Vamos criar uma determinada fórmula, para delimitar a área informada da lista, que poderá, a seguir, aumentar e evoluir, sem problemas. Nós usaremos o menu InserirNome e Definir. Na janela que se abre, digitaremos o nome da fórmula l_noms na área Noms dans le classeur(Nomes na pasta de trabalho). A fórmula 
= DECALER(d_noms, 0, 0; NBVAL(c_noms) -1, 1)
 na área Fait référence à: (Se refere à:): 


Nós clicaremos em Ajouter (Adicionar) para confirmar a nomeação e em OK para fechar a janela. 

Nossa estrutura de lista foi criada, agora poderemos usá-la em qualquer planilha da pasta de trabalho. Nós selecionaremos o grupo de células onde quisermos usar uma coluna, se for o caso. Usaremos o menu Données (Dados) e Validation (Validação) e, na janela da guia, Options(Opções), nós escolheremos Liste (Lista) na área Autoriser (Autorizar). Nós digitaremos = l_noms na área Source (Fonte): 


Para facilitar a escolha do usuário, podemos adicionar certas informações, como: 

Um título e uma mensagem na guia Message de saisie (Mensagem de digitação); 
Um título e uma mensagem na guia Alerte d'erreur (Alerta de erro) com o nível de bloqueio; 
Nós clicaremos em OK para confirmar e sair da janela. 

Agora, podemos clicar na seta e escolher o nosso título. 

Para as províncias e territórios canadenses, assim como os cantões suíços, não haverá problemas. Em compensação, para digitar o Yonne nos departamentos franceses, teremos que criar uma lista consequente. 

Quando a lista é longa, é melhor dividi-la em partes, digitando o início do nome desejado. Para isso, vamos retomar o menu de Validation (Validação). Na guia Alerte d’erreur (Alerta de erro), vamos desmarcar Quand les données... (Quando os dados...). 

Em Options (Opções), na área Source (Fonte), vamos entrar a fórmula 
= SI(A1 <>"";DECALER(d_noms, EQUIV(A1 &"*"; l_noms; 0) -1;; SOMMEPROD((STXT(l_noms, 1, NBCAR(A1))
, substituindo A1 pela identificação primeira célula selecionada (ou seja, a primeira célula com validação, por lista). Clicaremos em OK para confirmar e sair da janela. Porém, se antes de clicarmos na seta, digitarmos t, apenas os nomes que começam com T aparecerão. 

Quando a lista for grande, você pode digitar vários caracteres e apenas os elementos da lista que começam pelo que você digitou, aparecerão. É claro que a lista dos nomes propostos pode ser alterada e você pode ter várias listas na mesma pasta. A utilização da nomenclatura é feita principalmente para facilitar a compreensão de uma técnica, que muitos acham difícil. 

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