Servidores

REDES DE COMPUTADORES

Servidores são corações em redes corporativas, tem como função gerenciar e centralizar os serviços, organizar e armazenar grandes quantidades de informações, gerar segurança e tranquilidade para uma rede. Com eles os usuários podem compartilhar facilmente arquivos, equipamentos de informática e aplicações internamente ou remotamente com alto nível de segurança.

As redes que utilizam servidores facilitam o trabalho dos usuários, garantem a conectividade e acessibilidade de arquivos importantes e geram backups de segurança para empresa. Assim, sua empresa mantém a continuidade de negócio, assegura ótima infraestrutura aos colaboradores e não se preocupa com falhas TI.

15
Servidor de Backup: Responsável por fazer os backups. Utilizado também como servidores redundantes, que possuem os mesmos dados de um servidor principal e, caso ele apresente defeito, o servidor redundante entra imediatamente em ação substituindo o servidor defeituoso.
14
Servidor de Banco de Dados: Servidor que gerencia as informações contidas em um banco de dados, como, por exemplo, um cadastro de usuários.
13
Servidor de Comunicação: Usado para compartilhar o acesso a Internet para os computadores de uma rede. Criando assim logs e gerenciando os acessos.
12
Servidor de Domínio: Responsável pelo controle de contas e usuários. Os usuários de sua rede terão acesso somente às pastas, arquivos e programas que você determinar.
11
Servidor de Email: Armazena e envia mensagens destinadas aos usuários da sua rede. Um servidor de email é utilizado para envio e recebimento de correio eletrônico.
10
Servidor de Arquivos: Computadores com grandes capacidades de armazenamento, contendo arquivos a serem lidos ou gravados por usuários da rede. São utilizados para armazenar todos os arquivos trocados entre os computadores em um só local. É possível configurá-lo para gerar os backups dos dados armazenados.
1
9
Servidor de Imagens: Servidor próprio para armazenar imagens digitais. Muito utilizado por agências de mídia e editoras. Servidores geralmente de plataforma Mac Os X Server.
8
Servidor de Impressão: O nome já diz tudo. Uma ótima máquina com diversas impressoras conectadas de forma que clientes possam usá-las como se elas estivessem conectadas localmente.
7
Servidor DHCP: Responsável pela configuração automática e dinâmica de computadores ligados a uma rede TCP/IP. Ele fornece o número do IP, o Gateway e os DNS’s.
6
Servidor FTP: Permite acesso de usuários externos ao seu servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet. O FTP é um dos protocolos mais utilizados para transferência de arquivos pela Internet.
5
Servidor Proxy: Servidor que atua como um cache, armazenando de páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.
4
Servidor de WEB: Servidor para hospedagem de sites, podendo ser públicos (Internet) ou privados (Intranet).
3
Servidor Firewall: Trabalha controlando o tráfego em uma rede, usando para isso um conjunto de regras. Este determina qual o conteúdo poderá trafegar pela rede, bem como as conexões que serão aceitas ou negadas. Se, por exemplo, um hacker tentar acessar a sua rede e você possuir um firewall configurado , o acesso dele será interceptado e bloqueado. O mesmo vale para os worms, pragas que utilizam a rede para se disseminarem.
2

Um comentário: